Indicamos o uso de alçadas quando, na hierarquia da empresa, mais de uma pessoa é a responsável por aprovar os pedidos de compra.
O sistema permite a configuração de uso de 2 ou 3 alçadas para controle dos pedidos.
Em cada alçada é definido um valor de aprovação, se o valor de determinado pedido passar do limite estipulado na alçada esse pedido vai exigir uma aprovação da próxima alçada também.
Exemplo:
Um Pedido de 5.000 vai exigir a aprovação da 1ª alçada somente.
Um Pedido de 40.000 vai exigir a aprovação da 1ª e 2ª alçada.
Um Pedido de 75.000 vai exigir a aprovação de todas as 3 alçadas.
Dica! Para que qualquer pedido de compra passe por todas as 3 alçada recomendamos colocar valores pequenos na 1ª e 2ª alçada, como 0,01 e 0,02.
Passo a passo
1. Para configurar o uso de alçadas inicialmente acesse Suprimentos > Apoio > Configurações de Autorização > Pedidos de Compra.
2. Marcar a flag utilizar controle de alçadas, informar o numero de alçadas e fixar os limites de cada alçada.
3. Alterar as permissões para os usuários aprovarem os pedidos de compras em SEGURANÇA > AUTORIZAÇÕES > USUARIOS > SUPRIMENTOS >PEDIDOS DE COMPRAS , definir o limite de pedidos, inserir a Alçada e marcar a permissão 6 e informar o percentual na 12 ( Indicado colocar o máximo 999,99%).
4. As autorizações são feitas em Suprimentos > Compras > Pedidos de Compra > Autorização.
Dica! Deixar a permissão 12 com 999,99 % para aprovadores é o ideal. As vezes os insumos nas obras estão com o valor zerado, fazendo com que alguns pedidos não possam ser aprovados caso não tenha esse percentual informado.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!