Ao cadastrar ou alterar um pedido de compra, o usuário pode se deparar com a mensagem informando que o pedido está inconsistente: (1) Este pedido ainda não foi vinculado a um contrato por faturamento direto.

Essa inconsistência ocorre porque o sistema exige para esse usuário em específico que o pedido esteja vinculado a um contrato por faturamento direto para ser considerado válido. No entanto, essa exigência nem sempre se aplica a todos os pedidos. Como essa obrigatoriedade de vincular o pedido a um contrato por faturamento direto é controlada por uma autorização de usuário, ela pode ser removida quando o processo não exigir esse vínculo.
Essa mesma mensagem pode ser apresentada de uma forma diferente, caso outro usuário acesse o cadastro desse mesmo pedido, informando o motivo de inconsistência como: (1) O último usuário a modificar este pedido não possui permissão para cadastrar pedidos sem faturamento direto.

Confira neste artigo qual a autorização de usuário que está relacionada com essa mensagem e como tornar o pedido consistente.
Passo a passo
1. Verifique internamente se realmente o pedido não precisa ser vinculado a um contrato por faturamento direto:
- Se a obrigatoriedade estiver correta, ajuste a inconsistência vinculando o pedido a um contrato via faturamento direto;
- Não sendo necessária essa exigência, solicite para que verifiquem suas autorizações de usuário conforme instruções a seguir.
Atenção! Só recomendamos marcar esta flag caso queira que seja obrigatório o vínculo de faturamento faturamento direto entre pedido e contratos. Confira no artigo: Como tornar obrigatório novos pedidos de compra à contratos através de faturamento direto?
2. Acesse as autorizações do usuário que cadastrou/alterou o pedido de compra em Segurança > Autorizações > Usuários > Suprimentos:

3. Ao acessar as autorizações do usuário, procure a seção de Pedidos de Compra, desmarque a flag "11. Vincular, obrigatoriamente, novos pedidos de compra à contratos através de faturamento direto" e salve as informações:

Dica! Caso necessite descobrir qual usuário tornou o pedido de compra inconsistente por este motivo, poderá realizar uma auditoria do sistema, confira em Como extrair uma auditoria geral para um pedido de compras?
4. Agora o usuário pode acessar o pedido e realizar um novo salvamento no pedido de compra, que ele voltará a ficar consistente.
Dica! Confira nossos demais materiais para o Vinculo de Faturamento Direto:
- Como Estipular Valor de Faturamento Direto para o Contrato?
- Como funciona o vinculo de Faturamento Direto Simples no Pedido de Compra?
- Como funciona o vinculo de Faturamento Direto por Desconto na Medição no Pedido de Compra?
- Como excluir um Vinculo de Faturamento Direto Simples?
- Como excluir o vinculo de Faturamento Direto por Desconto na Medição?
- Por que não consigo marcar ou desmarcar a flag "Utilizar controle de faturamento direto por desconto na medição"?
- Contratos e Medições: Saldo a Vincular – Faturamento Direto
Esperamos que este artigo tenha ajudado!