Por que aparece a mensagem "Este pedido ainda não foi vinculado a um contrato por faturamento direto." toda vez que eu cadastro ou altero um Pedido?

Ao cadastrar ou alterar um pedido de compra, o usuário pode se deparar com a mensagem informando que o pedido está inconsistente: (1) Este pedido ainda não foi vinculado a um contrato por faturamento direto. 



Essa inconsistência ocorre porque o sistema exige para esse usuário em específico que o pedido esteja vinculado a um contrato por faturamento direto para ser considerado válido. No entanto, essa exigência nem sempre se aplica a todos os pedidos. Como essa obrigatoriedade de vincular o pedido a um contrato por faturamento direto é controlada por uma autorização de usuário, ela pode ser removida quando o processo não exigir esse vínculo.


Essa mesma mensagem pode ser apresentada de uma forma diferente, caso outro usuário acesse o cadastro desse mesmo pedido, informando o motivo de inconsistência como: (1) O último usuário a modificar este pedido não possui permissão para cadastrar pedidos sem faturamento direto.



Confira neste artigo qual a autorização de usuário que está relacionada com essa mensagem e como tornar o pedido consistente. 


 

Passo a passo  


1. Verifique internamente se realmente o pedido não precisa ser vinculado a um contrato por faturamento direto:

  • Se a obrigatoriedade estiver correta, ajuste a inconsistência vinculando o pedido a um contrato via faturamento direto;
  • Não sendo necessária essa exigência, solicite para que verifiquem suas autorizações de usuário conforme instruções a seguir.


Atenção! Só recomendamos marcar esta flag caso queira que seja obrigatório o vínculo de faturamento faturamento direto entre pedido e contratos. Confira no artigo: Como tornar obrigatório novos pedidos de compra à contratos através de faturamento direto?  



2. Acesse as autorizações do usuário que cadastrou/alterou o pedido de compra em Segurança > Autorizações > Usuários > Suprimentos:



3. Ao acessar as autorizações do usuário, procure a seção de Pedidos de Compra, desmarque a flag "11. Vincular, obrigatoriamente, novos pedidos de compra à contratos através de faturamento direto" e salve as informações: 



Dica! Caso necessite descobrir qual usuário tornou o pedido de compra inconsistente por este motivo, poderá realizar uma auditoria do sistema, confira em Como extrair uma auditoria geral para um pedido de compras?

  

4. Agora o usuário pode acessar o pedido e realizar um novo salvamento no pedido de compra, que ele voltará a ficar consistente. 


 

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