As Composições são importantes para o detalhamento do que será necessário para executar uma unidade do Serviço, para assim obter seu preço unitário.
Por exemplo: Para assentar uma parede de alvenaria serão necessários X quilos de cimento, Y quilos de areia, Z horas de um servente etc. O cimento, a areia e o servente são insumos que
serão utilizados para o serviço de Assentamento de parede de alvenaria e o custo total do serviço será calculado multiplicando o valor unitário de cada insumo por seu coeficiente sendo que o resultado de cada insumo será somado chegando assim ao valor total do custo do serviço.
A importação de composições permite cadastrar isso de forma rápida e prática, atualizando as composições dos serviços cadastrados no sistema.
Pré-requisito
- Tabela de Custos Unitários que receberá as informações importadas, em Engenharia > Custos Unitários > Tabelas.
- Insumos criados com código auxiliar. Caso desejem fazer alterações nos códigos auxiliares dos insumos no Sienge, esta alteração deverá ser feita antes da importação.
- Serviços criados com código auxiliar. Caso desejem fazer alterações nos códigos auxiliares dos serviços no Sienge, esta alteração deverá ser feita antes da importação.
- Baixar o modelo em .CSV de importação de composições na tela e configurar corretamente o arquivo .CSV que servirá de base para a importação.
Dica! Lembre-se de guardar o arquivo para eventuais consultas.
Passo a passo
1) Acesse a tela de importação em Engenharia > Exportações e Importações > Custos Unitários > Importações > Insumos, Serviços e Composições.
2) O arquivo de importação modelo deve ser baixado no formato .CSV, e está disponível na página inicial da tela de importação logo abaixo do modelo de serviços.
3) Ao Abrir a Planilha no seu computador, caso não seja utilizado o Excel, certifique-se de usar as seguintes configurações para abri-la:
O Conjunto de caracteres deve estar em UTF-8;
Opções de separadores em: Ponto-e-vírgula.
4) Na planilha haverá colunas com os seguintes campos, veja uma breve explicação sobre cada um deles.
OBS: Os campos sinalizados com (*) são obrigatórios:
Código auxiliar do serviço*: É o código de referência do serviço que receberá insumos e serviços auxiliares em sua composição, aceita números e letras, e deve ser inserido antes da importação de composições.
Atenção! Este campo não deve ter mais de 25 caracteres;
Código auxiliar do insumo ou serviço auxiliar*: É o código de referência do insumo ou do serviço que será inserido na composição, ele deverá ser único dentro de cada serviço composto.
Atenção! Este campo não deve ter mais de 25 caracteres;
O código do serviço auxiliar deve ser diferente do código do serviço da composição;
O insumo ou serviço auxiliar não poderá ser informado duas ou mais vezes na composição;
Não deverá existir mais de um insumo com o mesmo código auxiliar cadastrado no banco de dados;
O insumo da composição deve estar cadastrado para a tabela informada;
O serviço auxiliar da composição deve estar cadastrado para o tipo de obra e tabela informados;
O serviço auxiliar da composição não pode possuir detalhe informado;
Um serviço auxiliar não pode possuir valores de utilização produtiva e improdutiva;
Código auxiliar do detalhe: É o código de referência do detalhe, que será gravado no detalhe durante a importação de detalhes ou um a um dentro dos insumos. Ele será utilizado em importações de composições e atualizações de preços por importação;
Atenção! Este campo é para insumos de grupos que permitem detalhe e não deve ter mais de 25 caracteres;
Tipo (insumo ou serviço auxiliar) *: O tipo é o campo que indica ao Sienge qual informação está sendo inserida na composição do serviço principal.
Atenção! Deve ser indicado apenas as iniciais, em letras maiúsculas (I ou SA), para que o arquivo seja aceito;
Quantidade*: Será o quantitativo em unidades de medida daquele insumo ou serviço auxiliar necessários para a execução de uma unidade de medida do serviço composto;
Produção horária: Este campo se refere ao resultado do cálculo da produção horária dos diversos equipamentos que compõem a equipe da composição. Consideramos este campo como produção horária informada;
Atenção! Este campo deve ser um valor numérico, não negativo e com até 4 (quatro) casas após a vírgula;
Utilização produtiva (somente para equipamentos): Este campo é o quanto, no período de uma hora, o equipamento opera;
Atenção! Este campo deve ser um valor numérico não negativo;
Poderá ter até 6 (seis) casas após a vírgula;
Apenas o Tipo de Obra Rodoviária permite os campos Utilização Produtiva e Utilização Improdutiva;
Apenas Grupo de Insumo do tipo Equipamento permite informação de utilização de produção;
O somatório dos valores de Utilização Produtiva e Utilização Improdutiva deve ser equivalente a 1;
Utilização improdutiva (somente para equipamentos): E este é o quanto, no período de uma hora, o equipamento fica parado;
Atenção! Este campo deve ser um valor numérico, não negativo e com até 6 (seis) casas após a vírgula;
5) Após finalizar seu arquivo para a importação das composições, acesse novamente a tela de importação e selecione a tabela. Esta tabela deve ter sido criada anteriormente (conforme mencionado no tópico de pré-requisitos deste artigo), e você pode informá-la digitando o código ou a descrição.
Atenção! Lembre-se que a importação irá apagar os itens previamente cadastrados na composição e adicionar os insumos e/ou serviços auxiliares informados do arquivo.
6) No campo Tipo de Importação ao lado da tabela, selecione a opção Composições. Automaticamente, o Sienge trará as demais informações que devemos parametrizar para a importação, como o Tipo de Obra:
7) Preencha o Tipo de Obra ao qual você quer inserir as Composições.
8) Em seguida, inclua o arquivo .CSV que contém os dados a serem importados no local de upload, por meio do botão “Incluir Arquivo”. O seu arquivo deve aparecer anexado.
9) A próxima ação é clicar no botão de Importar. Ao clicar nele aparecerá uma modal com um aviso, e você deve escrever “concordo” e clicar em confirmar:
10) Ao fazer isso, você deve aguardar. Pode aparecer um loading ou ícone de carregamento enquanto os dados são carregados pelo Sienge. O ideal é que deixe a tela carregar e não mexa.
11) Ao carregar o arquivo você deve receber uma mensagem de sucesso no canto superior direito da tela ou receber uma mensagem de erro de importação. Caso tenha erros nas linhas do arquivo, aparecerá uma janela com uma mensagem e um botão para baixar um arquivo .CSV contendo os dados enviados para a importação, juntamente com as informações sobre os erros relacionados aos dados das colunas de cada linha.
Ao baixar o arquivo com os erros, haverá uma coluna chamada [Erros] ao final do arquivo. Corrija sua planilha e envie novamente o arquivo. Caso utilize o próprio arquivo de erros para fazer uma nova importação, limpe as linhas em branco abaixo dos registros anteriormente inseridos, para garantir que não tenha nenhum caractere oculto em sua nova planilha de importação.
Atenção com a Composição Circular!!
Composição Circular basicamente é um serviço que em sua montagem ficou dependente dele mesmo, ou seja, um loop infinito da informação é gerado. Isso não poderá acontecer para que a importação de composições seja finalizada com sucesso.
Este erro poderá ocorrer nos casos abaixo:
Criação de composição circular dentro do arquivo de importação, veja abaixo;
No caso acima, é possível observar que o último item do Serviço principal 2 é o Serviço principal 1, porém o Serviço principal 2 está como serviço auxiliar do serviço principal 1. Neste caso o serviço está dependendo dele mesmo e isso é o que chamamos de Composição Circular, que não poderá acontecer.
Composições circulares também podem ser geradas a partir da importação em conjunto com serviços compostos já existentes na base de dados.
Nota! Caso existam ocorrências de composições circulares, será disponibilizado um arquivo .CSV identificando os serviços responsáveis, assim será possível fazer os ajustes necessários para uma nova importação.
Para que isso não aconteça, em ambos os casos você deverá analisar os serviços e as composições que a serem importados no arquivo, levando em consideração as composições já existentes na base de dados.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!