Existe a possibilidade de um título ter sofrido alguma alteração posterior ao seu lançamento inicial, como, por exemplo, quando são inseridas parcelas.
Isso quer dizer que, mesmo após preencher os parâmetros obrigatórios para cadastros, ainda podem surgir situações que nos façam alterar o título, como uma inserção de parcela por motivo qualquer, um serviço adicional prestado, o valor do título não era o indicado ou até mesmo erro de cadastro que precisa ser ajustado.
Uma das possibilidades é ter sido efetuada a alteração nas parcelas, e o título ficar com valor diferente do inicial, o que causará uma divergência no cadastro do imposto deixando o título em situação de incompleto.
Nesse contexto, a retenção fica a mesma de antes, mesmo após a adição de parcelas, pois o sistema não entende como as parcelas sofrem a incidência do mesmo imposto já cadastrado anteriormente; ou a alteração do valor de imposto foi feita de forma arbitrária sem, ao menos, ter calculado a alíquota para não gerar inconsistências.
Passo a passo
Para solucionar esse problema, deve-se alterar o valor do imposto, alíquota ou incidência para que o cálculo esteja correto de acordo com os passos abaixo.
Acesse o cadastro do título, em Financeiro > Contas a Receber > Títulos > edite a aba “Impostos”.
Altere o valor do imposto.
Refaça o cálculo do imposto indicando no campo “valor do imposto” o novo valor, conforme cálculo abaixo.
Fórmula
Exemplo
Agora você deverá inserir no título o valor correto do imposto para que possamos deixar de ter inconsistências, conforme a figura abaixo.
Salve as alterações.
Volte a tela de cadastro do título – a qual continuará sem atualização, ou seja, com consistência igual a incompleto – e finalize o ciclo clicando em salvar e obtendo a mensagem contida na figura a seguir.
Outra possibilidade é excluir o imposto retido e inclui-lo novamente para que o sistema efetue o cálculo de forma automática.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!