ECD é a escrituração contábil digital instaurada pelo governo brasileiro para fins fiscais e previdenciários e deverá ser transmitida pelas pessoas jurídicas a ela obrigadas.
A Escrituração Contábil Digital (ECD) é parte integrante do projeto SPED e esse tem por objetivo a substituição da escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo, facilitando assim o processo de integração digital entre empresa e órgãos reguladores.
Essa escrituração corresponde à obrigação de transmitir, em versão digital, os seguintes livros:
I - Diário e seus auxiliares, se houver;
II - Razão e seus auxiliares, se houver;
III - Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamentos comprobatórios dos assentamentos neles transcritos.
Pré-requisito
Gerar ECD pelo Sienge, para tal, verifique o artigo: Como Gerar a ECD no Sienge.
Passo a passo
Tal erro ocorre se na geração do arquivo no Sienge é informado que se trata de empresa de Grande Porte:
Se a informação estiver correta, será necessário cadastrar os auditores independentes, pois ele passará a ser um campo obrigatório.
O cadastro de auditores independentes é feito em:
Contabilidade/Fiscal / Apoio / Contabilidade / SPED / Auditores Independentes da ECD
Após verificação e ajustes devidos, gere novamente sua ECD para validação!
Esperamos que este artigo tenha ajudado!