Como alterar a situação bancária da parcela?

Caminho no sistema: Financeiro/Contas a receber/Cobrança Escritural/Situação das parcelas 

Tagsparcela, boleto, arquivo, situação da parcela 

 

A tela de Situação das Parcelas permite verificar se uma ou mais parcelas já foram enviadas para o banco e qual sua situação atual. As parcelas podem estar na situação de ProcessarRejeitadaEnviadaNão EnviadaIgnorar, etc.  

As parcelas que aparecem com situação Enviada, já foram geradas o arquivo remessa e/ou boleto para enviar ao banco realizar a cobrança, as que aparecem com a situação Não Enviada, ainda não foram geradas cobrança no sistema. 
  
Para gerar o arquivo remessa de cobrança são consideradas as parcelas com data de vencimento no período informado e que estejam com a situação Processar”, Não Enviada” e “Enviada”, e são desconsideradas as parcelas que estejam com a situação Ignorar. 

 

A tela de Situação de Parcelas só permite alterar manualmente o status das parcelas para “Processar” e “Ignorar”.  

O status “Confirmada” só é alterado automaticamente com a realização da Leitura do arquivo retorno (Contas a receber > Cobrança Escritural > Leitura) de “Confirmação” enviado pelo Banco. 

 

Passo a Passo -  

 

1 – Para fazer a consulta das parcelas precisa observar o período de vencimento e também as opções que iremos detalhar abaixo: 

 

 

 

  • Apresentar parcelas em aberto: Marque esta opção para que sejam apresentadas somente parcelas em aberto (sem baixas); 

  • Incluir títulos inadimplentes: Marque esta opção para que sejam apresentadas também as parcelas de títulos com situação inadimplente; 

  • Incluir títulos subjudice: Marque esta opção para que sejam apresentadas também as parcelas de títulos com situação sub judice;  

  • Não exibir parcelas com repactuação no período: A consulta não irá exibir parcelas pertencentes a títulos cujo aniversário de repactuação é dentro do período informado.  

  • Considerar apenas parcelas de tipos de condição que geram cobrança: A consulta somente irá exibir parcelas de tipos de condição que estejam configuradas para “gerar cobrança escritural”. 

  • Corrigir o valor do saldo das parcelas com correção anual: Marque esta opção se deseja que as parcelas de títulos do tipo de “correção anual” tenham o saldo da parcela corrigido. 

 

Dica:  Veja artigos para saber como gerar parcela de um título inadimplente e também de como gerar novamente parcela já enviada para cobrança.  

 

2 - Após definir os parâmetros para consulta das parcelas, o sistema irá apresentar a relação das parcelas: 

 

 

 

Verifique neste exemplo que ao consultar parcelas estão com a situação “Não Enviada”, que significa que estas parcelas não foram ainda geradas cobrança (remessa e/ou boleto). 

 

3 – No passo seguinte, poderá escolher o status da parcela: 

3.1 - Neste exemplo iremos escolher a opção “Processar Todas” para seguir gerando cobrança para todas as parcelas da lista. 

 

Para alterar a situação da parcela, pode clicar individualmente na coluna “Processar” ou marcar em “Processar Todas”. 

 

3.2 - Neste outro exemplo, iremos alterar o status de somente uma parcela para “Ignorar” para que a consulta da Geração de Remessa não liste esta parcela para gerar cobrança 

 

 

Desmarcando a flag da coluna “Processar” a parcela fica com status “Ignorar”. 

Depois que alterar o status da Parcela clique em “Salvar” para confirmar as alterações. 

4 – Depois que salvar as alterações, o sistema irá confirmar a alteração de situação da parcela e exibirá um atalho para seguir para a tela de Geração de Remessa/Boleto e concluir a geração da cobrança. 

 

 

 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!  

Você curtiu? Lembre-se de deixar sua avaliação! 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.