O que acontece quando devolvo uma nota que ainda não foi paga?

A devolução de Notas Fiscais é um processo comum e que demanda atenção, pois isso gera impactos no financeiro. Como nos casos em que a nota ainda não foi paga. 

Ao cadastrar a devolução (conforme artigo Como realizo o registro da devolução de uma nota fiscal?o sistema irá cadastrar uma baixa do tipo “Cancelamento” no valor referente aos materiais devolvidos. Assim o valor correspondente à devolução não será considerado para os relatórios gerenciais. 

Atenção! O valor do título continuará o mesmo, mas uma ou mais parcelas irão constar como “PG” (parcela paga) ou “PC” (parcela parcialmente concluída, ou seja, parcialmente baixada) no título, sinalizando essa baixa e evitando que seja realizado o pagamento do material que foi devolvido. 


 


Quando o fornecedor encaminhar a nova Nota Fiscal com os materiais (corretos ou com a troca), é essa nota que ficará com o valor em aberto no financeiro e que será efetivamente paga. 


Atenção! Caso a Nota devolvida tenha sido paga, ou seja, baixada no Financeiro, o comportamento do sistema é diferente. Para isso, consulte o artigo: O que acontece quando devolvo uma nota que já foi paga?

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.