O que é a baixa de um título a receber?

baixa é o momento em que se efetiva o recebimento proveniente de uma negociação, executamos essa ação para baixar compromissos financeiros de contas a receber.
 

Esta opção permite incluir o recebimento de parcelas para os clientes através da realização de baixas parciais ou totais, sendo que também é possível registrar cancelamentos de parcelas e outros recebimentos que não geram movimento financeiro como baixa por bens e promoção. 


O sistema calcula a correção que a parcela sofreu da data-base até a data cálculo, apresenta o valor dos impostos a serem retidos (se o título possuir impostos), realiza a gerência de saldos (no caso de baixa parcial), gera movimentação para o sistema de Caixa e Bancos e permite destacar e calcular acréscimos e desconto. 

Imagine se efetuamos alguma cobrança indevida de títulos a receber de clientes que já efetuaram o pagamento ou deixamos de relembrar aquele cliente esquecido que está inadimplente por causa que não efetuou o pagamento do título, isso pode prejudicar seu negócio, certo? 

Dessa maneira, realizar a baixa é um processo muito importante para mantermos um fluxo de caixa consistente com o saldo de conta corrente quando o assunto é títulos a receber. Assim, o ato de baixar um título a receber não pode ser esquecido, pois seus efeitos colaterais são muito impactantes para o financeiro da empresa. 

 

Fluxograma Macro da baixa de um título 

 

Para realizamos a baixa no sistema, necessitamos seguir alguns passos. Abaixo apresentamos abaixo o Fluxo Macro da baixa com título e, posteriormente, explicamos seu passo a passo.  

  




Passo a passo
  1. Incialmente, é necessário incluir um título com parcela.  

  2. Após é necessário, saber qual parcela será realiza a baixa. 

  3. A baixa pode ser realizada de duas maneiras: por cobrança escritural ou de maneira manual. 


    Atenção! A baixa manual pode ser realizada de três formas: 

  4. Depois de realizar a baixa, você deverá realizar a conciliação bancária. 

  5. Por fim, é necessário gerar a contabilização. 


Assim, você terá realizado todo o Fluxo Macro da baixa de um título. 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!  

 

 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.