Como gerar um Orçamento com Preços Adotados?

Orçamento a Preços Adotados é um segundo orçamento gerado a partir do Planilha de Orçamento Original. Este orçamento não possui composições,  possui, apenas, preços de materiais e mão de obra.  

Sua principal utilidade é ajustar o preço total do orçamento para um valor específico (superior ou inferior), com um ajuste de apresentação para o cliente ou concorrente com valor fechado. Assim, existe um orçamento real, ou com o preço de custo (pelas composições), e um outro, apenas com os ajustes nos preços, ou com o preço de venda. 


Pré-requisito

Precisa ter uma planilha de Orçamento previamente cadastrada, pois os itens serão os mesmos, variando apenas os valores.


Passo a passo  

Siga as instruções a seguir para gerar um orçamento a preço adotado: 

  1. Acesse   Engenharia  >   Orçamento  >   Preços Adotados  >   Gerações e Atualizações. 

  2. Na aba   Geração   preencha os campos solicitados. 

     

 

Obra:   Obra do orçamento a ser gerado com preço adotado. 

Unidade construtiva:   Unidades construtivas do orçamento a ser gerado a preço adotado. 

Calcular preços para:   Selecione um grupo de insumos para gerar o orçamento a preço adotado. Para gerar o orçamento a preço adotado considerando todos os grupos de insumo selecione a opção [Todos]

BDI

    Obra:   Selecione esta opção para indicar que deve incidir sem percentual de BDI da obra na planilha do orçamento a preço adotado 

    Grupos de insumos:   Selecione esta opção para indicar que deve incidir sem percentual de BDI dos grupos de insumo na planilha do orçamento a preço adotado. 

    Serviços:  Selecione esta opção para indicar que deve incidir o percentual de BDI dos serviços na planilha do orçamento a preço adotado. 

    A definir:  Selecione esta opção para definir o percentual de BDI que incidirá nos valores na planilha do orçamento a preço adotado. Ao selecionar esta opção ficará disponível o campo para informar o percentual de BDI a incidir. 

    Não aplicar:  Selecione esta opção para indicar que não deve incidir percentual nos valores da planilha do orçamento a preço adotado. 

Encargos sociais

    Obra:  Selecione esta opção para indicar que deve incidir o percentual de encargos sociais da obra na planilha do orçamento a preço adotado. 

    Grupos de insumos:  Selecione esta opção para indicar que deve incidir o percentual de encargos sociais dos grupos de insumo na planilha do orçamento a preço adotado. 

    A definir:  Selecione esta opção para definir o percentual de encargos sociais que incidirá na planilha do orçamento a preço adotado. Ao selecionar esta opção ficará disponível o campo para informar o percentual de encargos sociais a incidir. 

    Não aplicar:  Selecione esta opção para indicar que não incidirá percentual de encargos sociais na planilha do orçamento a preço adotado. 


Clique no botão  Gerar  e confirme a geração do orçamento a preço adotado. 

  1. Após confirmar uma operação do sistema mostra na tela o valor total resultante da transação. 

 


Atenção! Esta alteração nos valores do “Orçamento com Preço Adotado” não altera o orçamento elaborado na Planilha de Orçamento. É para uso exclusivo em relatórios.

Ao gerar ou atualizar um orçamento, automaticamente criamos um novo Orçamento com Preço Adotado, que substitui o anterior.  

Para atingir um valor específico, pode ser necessário gerar ou atualizar um mesmo orçamento diversas vezes, até alcançar o valor desejado. 



Esperamos que este artigo tenha ajudado!

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.