Como estruturar um Plano Financeiro?

As contas do plano financeiro são utilizadas nas apropriações das receitas e despesas lançadas no  Sienge Estas apropriações são realizadas em diversos pontos do sistema como, por exemplo, no cadastro de títulos, movimentações de caixa e bancos e no cadastro de insumos. As apropriações podem ser visualizadas em diversos relatórios utilizando as contas do plano financeiro.


Dica! Embora seja permitido cadastrar novas contas e realizar alterações no plano financeiro a qualquer momento, recomenda-se uma análise do plano sugerido no  Sienge  antes da utilização do sistema. Deste modo você pode estruturar as contas de acordo com as necessidades da empresa, cadastrando os itens disponibilizados e evitando duplicidades. 


Cadastro de Plano Financeiro 

Para cadastrar uma nova conta no financeiro de mesmo nível de nível anterior  clique em .


Exemplo: Clique em  
na conta 1.01.01 para inserir a conta 1.01.02, 1.01.03 e assim por diante. 


Para cadastrar uma nova conta subnível da anterior (conta filha), clique em 


Exemplo: Clique em  
 na conta 1.01.01 para inserir a conta filha 1.01.01.02, 1.01.01.03 e assim por diante. 

 

 

Para excluir uma conta, clique em  na conta a ser excluída.

 

Atenção:  A exclusão da conta não será permitida se houver houver apropriações. 

Clique no botão  Salvar  para confirmar o cadastro do plano financeiro. 

 

Campos do Cadastro das Contas do Plano Financeiro 

Localizar: Informe o código ou a descrição da conta que deseja consultar. 


Dica! Clique no botão  para localizar a conta, conforme os dados informados, e em  para localizar o próximo registro. 


Conta :  Numeração gerada automaticamente pelo sistema. Indica o  código do plano financeiro. 


Descrição : Descreva  a conta do plano financeiro. 


Tipo Defina aqui o tipo de conta. Elas podem ser de três tipos: 

  • Resultado: As contas de resultado são contas utilizadas nas movimentações que geram resultado, ou seja, entrada ou saída efetiva de dinheiro.  
  • Movimento: As contas de movimento são contas transitórias que não apresentam resultado efetivo, ou seja, não são utilizadas para apropriação de entrada ou saída de dinheiro. A conta do tipo movimento é utilizado por exemplo em transferências, retenção de impostos e entre outros.  
  • Totalizadora: As contas totalizadoras agrupam as contas de movimento e / ou resultado. Não é possível efetuar apropriação de custos e receitas em contas deste tipo.
  •  

Redut.: Assinale esta opção para indicar que a conta é utilizada para redução de despesas e redução de receitas como, por exemplo, retenção de impostos, descontos, acréscimos, etc.


Dica Os impostos nos títulos a pagar não são pagos aos fornecedores. Eles ficam retidos e posteriormente são emitidos em forma de títulos de guias para pagamento. Por este motivo, as retenções de impostos do sistema de contas a pagar devem ser vinculadas a uma conta de receita, ou uma conta redutora de despesa, para anular a despesa do imposto do valor pago ao fornecedor. A situação ocorre no sistema de contas  a Receber , pois o imposto retido não está enriquecido gerando um recebimento, portanto deve-se informar uma conta de despesa, ou uma conta redutora de receita, para que se anule uma receita referente ao imposto do valor do título. As contas que serão utilizadas para apropriação da retenção de imposto são definidas no cadastro do imposto em  Apoio > Impostos > Cadastros . 


Ativa: Assinale esta opção para indicar que a conta está ativa. Desmarque esta opção para desativá-la. As contas inativas ficam bloqueadas para novas apropriações de despesas e receitas, mas continuam sendo listadas em consultas e relatórios.  
 
Adiant.: Assinale esta opção para indicar se a conta de despesa pode ser utilizada nas operações de adiantamento. 
 

 

Nota! No parâmetro 82 (em  Segurança> Administração> Parâmetros ) você define se somente como contas marcadas como de adiantamento podem ser usados para apropriação de títulos cadastrados com documentos do tipo adiantamento. 


Ref. Imp.: Marque esta opção para diferenciar financeiramente e contabilmente as contas referentes aos impostos. Na configuração dos parâmetros financeiros (em Financeiro > Apoio > Parâmetros do Plano Financeiro) são definidas as contas para apropriação de acréscimos pagos referentes a impostos. 

Clique no botão  Salvar  para confirmar o cadastro do plano financeiro. 


 

Esperamos que este artigo tenha ajudado! 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.