Como remover uma conciliação?

Você verificou que uma movimentação precisa ser alterada no sistema, porém, ao tentar efetuar essa alteração, o sistema apresenta a mensagem de lançamento já conciliado? Neste caso será necessário desfazer a conciliação.  


O processo de desconciliar um movimento irá possibilitar alterações e até mesmo exclusão de movimentações e baixas.

 

Passo a passo  

Para executar essa ação, é necessário acessar Financeiro / Caixa e Bancos / Conciliação Bancária / Manual.  

 


Atenção! Independente da forma na qual o lançamento foi conciliado, seja por conciliação digital, extrato OFX ou Manual o processo de desconciliar sempre será pela Conciliação Manual.  

  1. Preencha os parâmetros de consulta com empresa, conta corrente e data da conciliação (caso tenha muitas movimentações na conta corrente, preencha o campo período das movimentações com a data no qual o lançamento foi baixado no caso de títulos ou criado nos casos de movimentações do caixa e bancos) para localizar a movimentação para desconciliar 

     
  2. Após consultar, caso o caixa da empresa esteja aberto o sistema apresentará uma mensagem informativa no qual sugere que caixa da empresa esteja fechado para realizar conciliação, você pode optar por continuar a operação ou realizar o fechamento do caixa.  

     
  3. A seguir, localize a movimentação na seleção de movimentos, desmarque a seleção e clique em Salvar 

     


     


    Atenção! Caso você necessite verificar se a movimentação está de fato sem conciliação, acesse o relatório de extrato de contas em Financeiro > Caixa e Bancos > Relatórios > Extrato de Contas, no período em que o lançamento ocorreu e verifique a coluna do relatório “Conciliação”. Para mais informações, acesse o artigo: Como faço para ver a data de conciliação no relatório de extrato de conta? 

 Nota! Se você já executou o passo a passo descrito acima, já desconciliou o movimento e mesmo assim o sistema continua exibindo a mensagem informando que continua conciliado, verifique as contas mútuo.

Se o título é de uma empresa e a conta da baixa pertence à outra empresa, o movimento deve estar conciliado nas duas contas mútuo envolvidas

Na tela Conciliação bancária manual, desfaça a conciliação na conta mútuo da empresa dona do título, e posteriormente na conta mútuo da empresa dona da conta corrente. 

Assim, posteriormente, conseguirá excluir a baixa.


Esperamos que este artigo tenha ajudado!  




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