Como configurar Alçadas de Autorização de Pagamento: Parâmetro para 'Valor'?

O sistema permite configurar Alçadas de Autorização de Pagamento para que determinados usuários do sistema consigam autorizar títulos a pagar para determinados valores. 

Este processo ajudará no controle de pagamentos, restringindo o acesso de autorizações de acordo com a alçada permitida em cada usuário, isso evitará que títulos que não deveriam ser pagos sejam liberados para pagamento.

Ou seja, caso tenha realizado configuração do parâmetro 743 para "Valor" (em Segurança / Administração / Parâmetros), este artigo irá ensinar o passo a passo para criação das alçadas.

 


Pré-requisito 

Para que você consiga configurar as Alçadas de Autorização de Pagamento, o parâmetro 743 (Configuração de alçadas na autorização de pagamento do contas a pagar) deverá estar configurado para "Valor"; em Segurança / Administração / Parâmetros.

 

Passo a passo  

Após parametrização, você deverá realizar a configuração das alçadas:


1- Para isso acessar Financeiro / Contas a Pagar / Autorização de Pagamento / Alçadas de Autorização de Pagamento;


2- Na aba Níveis de Alçada serão configurados os níveis de autorização dos usuários. 

Exemplo de níveis: diretor, gerente, colaborador, etc.;

  • Para cadastrar um novo nível de autorização, clicar no botão Adicionar;  

    Dica! Marque “Nível administrador” para indicar se este nível pode autorizar as parcelas independentemente da configuração de autorização. Ou seja, quando o Nível Administrador autorizar uma parcela, ela ficará automaticamente autorizada sem a necessidade de atingir a quantidade de autorizações configuradas.

  • Informar a descrição da alçada e depois Salvar.


3- Na sequência, acessar aba Faixas de Alçada para cadastrar as faixas de valores para as alçadas que os Níveis, já cadastrados, deverão autorizar;


  • Clicar em Adicionar para cadastrar as faixas, que serão determinadas por dois valores quaisquer (de sua escolha), não podendo estar compreendidos em nenhuma outra faixa definida anteriormente. 


Exemplo: 

Faixa 1: 0 – 5.000,00 

Faixa 2: 5.000,01 – 20.000,00
Faixa 3: 20.000,01 – 9.999.999.999.999,00.


4- Após a criação das Faixas na etapa acima, clicar no lápis de edição para editar a faixa de alçada cadastrada. Será apresentada a aba "Autorizações", onde será adicionado o nível da alçada e quantidade de autorizações desejadas, vejamos abaixo: 


Exemplo:

Neste exemplo, foi editada a faixa de valor entre 0,00 – 5.000,00. 

Clicando no botão "Adicionar" foi inserido nível de alçada "Colaborador" e a quantidade de autorizações inserida para esta alçada foi 1 (uma).

É necessário que se determine a quantidade de autorizações para cada alçada configurada.




5- Por fim, será necessário determinar os usuários de cada nível de alçada criado. Essa permissão deverá ser feita em Segurança / Autorizações / Usuários / Financeiro, consultar pelo usuário e editar o registro no lápis de edição;


6-No campo "Alçada de autorização de pagamento", clique na lupa e selecione qual alçada este usuário pertencerá. 

  

 

Após inserir os níveis e incluir os usuários comuns em cada alçada, seu sistema estará apto para a utilização da autorização de pagamento por Alçada por valor.

 


Esperamos que este artigo tenha ajudado!

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.