Como cadastrar um plano contábil?

Plano de Contas é um agrupamento ordenado de todas as contas que serão utilizadas pela contabilidade da empresa e por isso serve de parâmetro para a elaboração das demonstrações e integrações contábeis. 

 

Trata-se de uma estrutura responsável por registrar os ativos, passivos, patrimônio líquido, contas de resultado e outros itens contábeis por meio de códigos específicos. 

Sua apresentação em formato de lista facilita e otimiza a visualização das informações. 

Pré-requisitos  

  • Ter autorizações de usuários por empresa (Segurança> Autorizações> Usuários> Empresas): Para cada empresa cadastrada é necessário que sejam concedidas autorizações específicas (limites de acesso) para os usuários que irão trabalhar com ela. O usuário autorizado só conseguirá visualizar e manipular dados (neste caso, realizar a geração de lançamentos contábeis) para a referida empresa a qual está vinculado.  

Passo a passo 

Na sequência apresentamos como cadastrar um plano de contas. 

  1. Acesse o módulo Contabilidade/Fiscal> Apoio> Plano de Contas.

  2. Preencha a Empresa do plano de contas (campo obrigatório) e clique em Novo. 

  3. Nas informações cadastrais informe:

    • Código reduzido: O código reduzido é um recurso do sistema para diferenciar a conta contábil com um código mais simples e de fácil identificação pelo contador. 
    • Código contábil: O código contábil define a estrutura da conta, seguindo o padrão definido pela máscara contábil que determina a quantidade máxima de níveis e também a quantidade de dígitos em cada nível. 
    • Nome: Nome da conta do plano contábil. 
    • Grupo de conta: Grupo contábil da conta (Ativo, Passivo, Receita, Despesa, Transitório) 
    • Tipo de conta: 
      • Analítica: é a conta que irá receber os lançamentos contábeis. 
      • Sintética: totaliza os valores dos movimentos das contas analíticas associadas a ela. 
    • Data de cadastramento: representa a data de inclusão da conta no plano de contas 
    • Código para exportação: código utilizado para exportar a conta contábil para outro software que não possua o mesmo código da conta utilizada no Sienge. 
    • Ativa: Desmarque esta opção para realizar o bloqueio do uso da conta que já não interessa mais para a empresa em novos registros. Contas Inativas continuam sendo listadas em consultas e relatórios de registros já cadastrados. 
    • Usar no balanço patrimonial: Marque esta opção para que a conta seja utilizada no balanço patrimonial (opção não disponível caso tenha sido selecionada o grupo de conta Receita e Despesa). 
    • Permitir rateio para esta conta: Marque esta opção para permitir que o valor do lançamento associado a conta possa ser associado a um ou mais centros de custo (opção disponível caso tenha sido selecionada o grupo de conta Receita e Despesa). 
    • Redutora: Contas redutoras são utilizadas para redução de despesas e receitas como, por exemplo: retenção de impostos, descontos, acréscimos, etc. 
    • Conta do patrimônio líquido: marque esta opção para configurar as contas de patrimônio líquido. Somente contas configuradas com esta opção podem ser utilizadas no zeramento das contas de resultado como contas de lucro/prejuízo. 
    • Livro caixa: Marque esta opção para emitir o relatório de livro caixa e para exportar a ECF onde a forma de escrituração é livro caixa. 
    • Conta referencial: Associe a conta do plano referencial para realizar o mapeamento do seu plano de contas com o plano da RFB. Esta informação é obrigatória para a emissão da ECF. 


  4. Clique no botão Salvar para confirmar o cadastro da conta contábil. 

Nota! Para copiar esta conta para outras empresas utilize a funcionalidade REPLICAR CONTA CONTÁBIL PARA OUTRAS EMPRESAS.  

  1. Para excluir a conta contábil clique no botão Excluir. 


    Dica! Na tela de RESULTADO DA CONSULTA você poderá visualizar o plano exportando as informações em formato pdf. ou xls. É possível também importar um plano no formato xls, nos casos em que a empresa não possuir um plano de contas cadastrado no sistema. 

      




Esperamos que este artigo tenha ajudado! 


Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.