Como configurar alçadas de aprovação para cotações de preços?

Em algumas empresas há a necessidade de ter um processo de autorização usando alçadas de aprovação, ou seja, duas ou três pessoas autorizando o mesmo insumo da cotação antes de poder dar continuidade no processo de compra. 


Pré-requisito

Para realizar a configuração das alçadas, é necessário que o seu usuário seja um usuário do tipo "administrador do sistema" ou que seu usuário possua as permissões 1336 e 1337 em: "Segurança > Autorizações > Usuários > Ações do usuário" ou "Segurança > Autorizações > Perfis > Ações do Perfil".  

Passo a passo 

  1. Acesse "Suprimentos > Suprimentos > Apoio > Configurações de autorização.
  2. Localize a seção correspondente à "Cotações de preços"

 

Entendendo o significado das opções em tela: 
- Sempre enviar aviso ao comprador: Marque esta opção para que o sistema envie automaticamente um aviso ao comprador a cada autorização de negociação.
OBS: Caso a opção Sempre enviar aviso ao comprador esteja selecionada, o campo Enviar aviso ao comprador não será apresentado na página de autorização de negociações.


- Ao enviar um aviso enviar também um e-mail com as notificações de autorização de negociações: Marque esta opção para que o sistema envie e-mail ao comprador a cada autorização de negociação.


- Utilizar controle de alçadas: Marque esta opção para que seja utilizado o controle de alçadas na autorização de cotações. Caso esta opção seja marcada, as opções seguintes da área de Cotações de Preços ficarão habilitadas.


- Permitir autorização de cotações de alçadas inferiores: Marque esta opção para que usuários com nível de alçada superior possam autorizar cotações de alçadas inferiores.


- Restringir apresentação de cotações não autorizadas conforme definição das alçadas: Marque esta opção para que sejam apresentadas somente as cotações de compra pendentes de autorização no nível de alçada do usuário.


- Considerar para autorização das cotações somente a configuração de alçada do usuário: Ao marcar esta opção, no momento da autorização das cotações (na página de autorização de cotações), o sistema levará em consideração somente as autorizações de alçadas do usuário, sem verificar as demais autorizações de cotações definidas em Segurança > Autorizações > Usuários > Suprimentos > Cotações de Preço.


- Separar por departamento o controle de alçadas: Marque esta opção para indicar que o controle de alçada de cotações deve ser realizado por departamento.


- Níveis de Alçada: Selecione quantos níveis de alçadas devem ser considerados na funcionalidade de autorizações de cotações de preços.



"Definir alçadas"


Diferente das de mais configurações, as alçadas de cotação não podem ser definidas por valor. São considerados apenas os níveis de aprovação. Para definir a utilização de alçadas, selecione a opção "Utilizar controle por alçadas".


Ao realizar a seleção, será disponibilizado a opção de definição de níveis de alçadas, ou seja, nesta etapa, será definido quantos serão os aprovadores. Basta selecionar quantos níveis serão para aprovação, 2 ou 3. 
     - Níveis de alçada: opção 2 - Serão duas alçadas de aprovação, 1º alçada e 2º alçada.
     - Níveis de alçada: opção 3 - Serão três alçadas de aprovação, 1º alçada, 2º alçada e 3º alçada. 


"Definir alçadas por Departamentos" 


Para definir alçadas por departamento, selecione a opção "Utilizar controle por alçadas" e "Separar por departamento o controle de alçadas". 
Nesta opção, basta selecionar quantos níveis serão para aprovação, 2 ou 3.


Nota!  Os departamentos devem estar previamente cadastradas em: Apoio > Departamentos > Cadastros. 

 

Atenção! Ao finalizar o processo de configuração, selecione a opção "SALVAR" ao final da tela. 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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