Como importar Detalhes de Insumos?

Os detalhes dos insumos são um forma de facilitar o cadastro de insumos, podendo diferenciar o mesmo insumo com características diferentes ao cadastrar o detalhe dele. 
A importação facilita e auxilia nesse cadastramento dos detalhes, para agilizar o dia a dia dos usuários.


Pré-requisito 

Registros que deverão ter sido criados anteriormente:

  • Tabela de Custos Unitários que receberá as informações importadas, em Engenharia > Custos Unitários > Tabelas. 
  • Insumos criados com código auxiliar.

Dica! Caso desejem fazer alterações nos códigos auxiliares de insumos do Sienge, esta alteração deverá ser feita antes da importação. 

  • Baixar o modelo de .CSV de importação de detalhes na tela e configurar corretamente do arquivo .CSV que servirá de base para a importação.

 

Dica! Lembre-se de guardar o arquivo para eventuais consultas. 


Passo a passo 

1) Acesse a tela de importação em Engenharia > Exportações e Importações > Custos Unitários > Importações > Insumos, Serviços e Composições. 


O arquivo de importação modelo deve ser baixado no formato .CSV está disponível na página inicial da tela de importação logo abaixo do modelo de insumos.

  


Ao Abrir a Planilha no seu computador, caso não seja utilizado o Excel, certifique-se de usar as seguintes configurações para abri-la: 

  • O Conjunto de caracteres deve estar em UTF-8; 

  • Opções de separadores em: Ponto-e-vírgula. 

 

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo 
Descrição gerada automaticamente 

 

Na planilha haverá colunas com os seguintes campos, veja uma breve explicação sobre cada um deles.  

 

OBS: Os campos sinalizados com (*) são obrigatórios: 

 

Código auxiliar do insumo*: É o código de referência do insumo, aceita números e letras, eles deverão ser únicos; 

 

Atenção! Este campo não deve ter mais de 25 caracteres; 

 

Descrição do insumo: Refere-se à descrição, ao nome do insumo utilizado para inserção de detalhes; 

 

Atenção! Coluna informativa para facilitar a montagem do arquivo de importação; 

 

Código auxiliar do detalhe*: É o código de referência do detalhe, que será gravado no detalhe para utilização posterior em importações de composições e atualizações de preços por importação; 

 

Atenção! Este campo não deve ter mais de 25 caracteres e para atualizar o preço do detalhe é necessário que os códigos auxiliares do detalhe estejam previamente cadastrados e o detalhe deve estar na aba Preço do insumo; 

 

 

Descrição do detalhe*: Refere-se à descrição, ao nome que daremos ao detalhe; 

 

Atenção! Este campo não deve ter mais de 4000 caracteres; 

 



2) Após finalizar o arquivo, para a importação, retorne em Engenharia > Exportações e Importações > Custos Unitários > Importações > Insumos, Serviços e Composições > acesse novamente a tela de importação. Selecione a tabela que receberá as informações importadas. Esta tabela deve ter sido criada anteriormente (conforme mencionado no tópico de pré-requisitos deste artigo), e você pode informá-la digitando o código ou a descrição. 

 

 

 

Atenção! Lembre-se que a importação irá manter os itens previamente cadastrados, ou seja, ela é incremental. 

 

3) No campo Tipo de Importação ao lado da tabela, selecione a opção Detalhes: 

 

 

 

4) Em seguida, inclua o arquivo .CSV que contém os dados a serem importados no local de upload, por meio do botão Incluir Arquivo”. O seu arquivo deve aparecer anexado. 

 

 

 

5) A próxima ação é clicar no botão de Importar. Ao clicar nele aparecerá uma modal com um aviso, e você deve escrever “concordo” e clicar em confirmar: 

 

 

 

6) Ao fazer isso, você deve aguardar. Pode aparecer um loading ou ícone de carregamento enquanto os dados são carregados pelo Sienge. O ideal é que deixe a tela carregar e não mexa. 

 

 

7) Ao carregar o arquivo você deve receber uma mensagem de sucesso no canto superior direito da tela ou receber uma mensagem de erro de importação. Caso tenha erros nas linhas do arquivo, a importação será cancelada e aparecerá uma janela com uma mensagem e um botão para baixar um arquivo .CSV contendo os dados enviados para a importação, juntamente com as informações sobre os erros relacionados aos dados das colunas de cada linha. 

 

Uma imagem contendo Texto 
Descrição gerada automaticamente 

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Email, Teams 
Descrição gerada automaticamente 

 

Ao baixar o arquivo com os erros, haverá uma coluna chamada [Erros] ao final do arquivo. Corrija sua planilha e envie novamente o arquivo. Caso utilize o próprio arquivo de erros para fazer uma nova importação, limpe as linhas em branco abaixo dos registros anteriormente inseridos, para garantir que não tenha nenhum caractere oculto em sua nova planilha de importação. 


 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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