Contratos e Medições: Como alterar o preço dos itens na nova tela de consulta dos aditivos em massa?


Alterando preços dos itens na consulta  


Com a Nova Tela de Aditivos em Massa é possível alterar os preços através da própria tabela de dados e através do botão de ação massiva “Gerar preços unitários”. Porém, nem sempre será possível alterar os preços, existem algumas regras que precisam ser observadas e são descritas neste artigo. 


Pré-requisito 

  • Ser cliente Sienge, usuário do módulo de Suprimentos – Contratos e Medições. 
  • Possuir a ação de usuário “9116 - SUP-MED - Contratos e Medições - Contratos - Aditivos em massa” para acessar a tela e consultar os dados. 
  • Possuir a ação de usuário “9111 - SUP-MED - Contratos e Medições - Contratos - Aditivos em massa - Consultar – Gerar aditivos” para concluir a geração dos aditivos na tela. 


Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Email 
Descrição gerada automaticamente
 

 

Passo a passo 


1) Como acessar: Suprimentos > Contratos e Medições > Contratos > Aditivos em Massa.  


Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Email Descrição gerada automaticamente
 


Atenção! Não se preocupe, o aditivo só será gerado após utilizar o botão “Gerar aditivos” e após estrita confirmação do usuário de que realmente quer realizar o aditivo. Além disso, o usuário deve possuir uma ação de usuário específica para conseguir utilizar esse botão, portanto, não há risco de geração de aditivos acidentais. 



2) Editando os preços diretamente pela tabela de dados: Os campos “Preço Unit. Material” e “Preço Unit. Mão de Obra” são editáveis e permitem a alteração do preço atual do item para posterior geração do aditivo. Uma vez alterado, o item receberá um destaque em amarelo para destacar que recebeu alterações.  



 


Interface gráfica do usuário 
Descrição gerada automaticamente com confiança baixa
 

3) Editando através do botão “Gerar preços unitários”: Para alterar o preço de vários itens de uma vez, deve-se selecionar os itens desejados através da caixa de seleção e clicar em “Gerar preços unitários”.



 

Já na janela de “Alteração de preços unitários”, deve-se escolher a forma de atualização do preço de material e do preço de mão de obra individualmente, onde pode-se adotar um valor fixo em “Novo preço unitário” para os itens, ou aplicar uma porcentagem em “Aumento/Redução (%)”, podendo ser negativa, até -100% ou positiva, até 999%. Após salvar, os preços dos itens serão alterados conforme definido. 

 

Atenção! Não é possível aplicar um valor fixo e percentual ao mesmo tempo para o mesmo tipo de preço, porém, é possível aplicar valor fixo para um tipo de preço e percentual para outro tipo ao mesmo tempo, por exemplo aplicando o preço fixo de R$ 0,00 para Material e percentual de 10% para Mão de obra.  


   Interface gráfica do usuário 
Descrição gerada automaticamente


 Dica! Regras para alteração dos preços:  


  • Tipo de contrato: cada item de contrato só permitirá alterar seus preços de acordo com as configurações de “valores para contratos” definidas em seu tipo de contrato.


  



Ou seja, em um contrato com tipo de obra configurado para aceitar apenas preços de material, não seria possível definir preços de mão de obra, e assim por diante para os outros cenários. 
 



  • Autorizações de usuário: será observado as autorizações do usuário para garantir que ele só irá alterar preços de itens que realmente possui autorização, dependendo da origem do item de contrato. As autorizações que influenciam a alteração de preços de itens de contrato são: 
  • 3. Permitir distorção de preços de insumos entre a cotação e o contrato. 

  • 5. Permitir alteração de quantidades e preços contratados de serviços incluídos através de orçamento. 

  • 18. Permitir distorção de preços unitários de serviços entre a solicitação e o contrato. 

Ou seja, em um contrato com serviços que foram inseridos através de orçamento, se o usuário não possuir a autorização “5”, não poderá fazer alterações nos preços desse serviço, e assim por diante para os outros cenários.


 

 


Dica! Saiba mais sobre a Nova Tela de Aditivos em Massa no artigo que preparamos para você já disponível na Central de Ajuda. 


Esperamos que este artigo tenha ajudado!











 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.