Diversos motivos podem fazer com que seja necessário alterar a data de término de um contrato. Seja porque o fornecedor atrasou alguma entrega, ou a inserção de um aditivo que demandará mais tempo, ou até mesmo quando ocorreu um atraso da obra em si.
Pré-requisito
Para que seja possível ajustar a data de término, o contrato precisa ter saldo disponível. Caso deseje consultar o saldo dos contratos acesse Suprimentos > Contratos e Medições > Relatórios > Contratos > Saldos de Contratos.
Se for necessário inserir saldo, pode realizar um aditivo no contrato. Temos um guia de apoio para o procedimento:
Dica! Como eu faço um aditivo de contrato?
Passo a passo
1. Acesse Suprimentos > Contratos e Medições > Contratos > Cadastro, consulte e edite o contrato desejado clicando no ícones do lápis.
2. Ao editar o contrato, seguimos para a aba cadastro. Nessa tela, logo acima da observação interna do contrato, pode-se alterar a data de término do contrato em questão.
3. Se o campo estiver indisponível para alteração, solicite autorização para o administrador do sistema, que irá realizar o processo de autorização em Segurança > Autorizações > Usuários > Suprimentos > Contratos > opção 2 - "Permitir alteração da data de término do contrato".
Caso queira manter o contrato na data inicial, mas liberar para que as medições continuem sendo cadastradas com data posterior ao término, solicite autorização para o administrador do sistema, em Segurança > Autorizações > Usuários > Medições de Contratos > opção 3 - ''Permitir registro de medições com data da medição superior a data de término do contrato''.
Desta forma, as medições continuam sendo registradas normalmente e nas datas corretas, mesmo após a data de término do contrato.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!