O preço unitário utilizado no cadastro de movimentos de estoque não é fixo e varia conforme o tipo de movimento utilizado. A seguir, detalhamos como o sistema determina o preço em cada tipo de movimento.
- Transferência: o preço unitário do insumo a ser considerado depende do tipo de preço especificado na configuração do parâmetro 101 em Segurança > Administração > Parâmetros, podendo ser preço orçado, custo médio ou último custo de entrada:

Atenção! Esta configuração não impede que o preço seja alterado pelo usuário no lançamento do movimento de transferência.
- Devolução: o preço unitário do insumo a ser considerado depende do tipo de preço especificado na configuração do parâmetro 482 em Segurança > Administração > Parâmetros, podendo ser preço orçado, custo médio ou último custo de entrada:

Nota! No sistema, existem diferentes formas de registrar devoluções de insumos, e cada uma delas possui regras específicas para definição do preço unitário. As regras e configurações aqui descritas não se aplicam ao processo de devolução de notas fiscais de compra, pois esse tipo de devolução segue critérios próprios para definição do preço unitário do insumo.
- Consumo: o sistema irá considerar sempre o Custo médio do insumo e, neste caso, o preço unitário do movimento não pode ser alterado.
Dica! Caso não seja uma transferência ou devolução e seja um movimento de saída, use sempre o Custo médio como valor. Já para entradas, o usuário escolhe qual o valor unitário de cada insumo.
Dica! Confira outros artigos relacionados:
- Como cadastrar Tipos de Movimento de Estoque e quais as suas aplicações?
- Como é realizado o cálculo do Custo Médio no Estoque?
- Tipo de Movimento não aparece para seleção no cadastro de Movimentos de Estoque. Como resolver?
Esperamos que este artigo tenha ajudado!