Os relatórios do Gerencial de Obras apresentam informações detalhadas sobre as apropriações realizadas para a obra em parcelas de títulos a pagar e em movimentos de caixa e bancos. Cada relatório tem uma forma de apresentação específica.
Em determinado momento, ao gerar um dos relatórios é apresentada a mensagem "No período da emissão, existem impostos retidos no contas a receber que não possuem vinculação a um item de orçamento. O imposto XXXX da obra YYY não possui vinculação a um item do orçamento."
Pré-requisito
Para a perfeita operação do sistema Gerencial de Obra é necessário que a obra tenha Orçamento cadastrado. Planejamento e Acompanhamento são recomendados para uma análise mais completa das informações.
Além disso é necessário que os títulos e lançamentos de caixas e bancos esteja apropriados em um item de orçamento e que a baixa não seja nula para que sejam considerados como Comprometido ou Realizado no Gerencial de Obras.
Passo a passo
1 - Ao gerar um relatório do Gerencial de Obras " aqui usaremos o relatório Analítico de Apropriações por Obra como exemplo) em suporte a decisão > Gerencial de obra, o sistema apresenta a seguinte mensagem "No período da emissão, existem impostos retidos no contas a receber que não possuem vinculação a um item de orçamento. O imposto XXXX da obra YYY não possui vinculação a um item do orçamento."
Isto ocorre porque foi configurado que imposto retido no Contas a Receber deve ser considerado como custo de Obra.
Nessa situação há duas possibilidades:
1) Validando que deve ser realmente considerado como custo de obra, deve-se realizar a apropriação em Apoio > Impostos > Vincula impostos com Orçamento.
Basta informar a obra, consultar e vincular cada imposto usado no Contas a Receber com um item de orçamento para apropriação.
2) Validando que não deve mesmo ser considerado custo de obra, pode-se alterar o parâmetro 219 em Segurança > Administração > Parâmetros para "Não".
Esperamos que este artigo tenha ajudado!