O processo de importação de insumos e serviços é muito importante, pois formará a base que será utilizada em todo o sistema. Recomendamos que ele seja realizado com o acompanhamento de um dos nossos consultores.
Muitas vezes, a empresa já utiliza uma tabela de insumos e serviços para um tipo específico de obra, com um excelente histórico de preços. Ou então, é necessário elaborar um orçamento, utilizando como base uma tabela de referência específica.
Nestes casos, a funcionalidade de importações de insumos e serviços traz produtividade, ao permitir criar vários insumos ou serviços em uma única ação, aproveitando as informações que já estão disponíveis em um arquivo.
A funcionalidade Importações do Sienge permite vincular alguns campos de informações do insumo no Sienge, como Código Auxiliar, Unidade de Medida, Preço Básico, Data do Preço e Classificação Fiscal, aos dados classificados em colunas de um arquivo .csv.
Após a importação, os insumos serão criados ou alterados conforme as informações inseridas no arquivo importado. Esta ferramenta traz maior velocidade na criação e alteração de tabelas de Custos Unitários.
A Importação do Sienge traz todas as informações do .csv para dentro da plataforma, inclusive Grupos de Insumos e Contas Financeiras, que anteriormente eram cadastrados por campos dentro do Sienge. Proporcionando maior agilidade no processo, além disso, os insumos são inseridos de forma incremental.
Pré-requisito
Antes de iniciar a importação, é necessário criar/verificar a Tabela de Custos Unitários, que receberá as informações importadas. Para isto, acesse a opção (Engenharia / Custos Unitários / Tabelas).
Atenção! A importação é incremental, ou seja, adiciona os insumos do arquivo aos já existentes no sistema, então valide duplicatas antes de realizar a importação.
Também é importante configurar corretamente o arquivo .csv que servirá de base para a importação. Está disponível um modelo de base na página (Engenharia / Exportações e Importações / Custos Unitários / Importações / Insumos, Serviços e Composições) na tela.
Dica! Lembre-se de guardar o arquivo para eventuais consultas.
Passo a passo
A importação de insumos pode ser realizada separadamente, pois adiciona novos dados à tabela selecionada, de forma incremental.
Passo 1) Acesse a tela de importação em Engenharia > Exportações e Importações > Custos Unitários > Importações > Insumos, Serviços e Composições.
O arquivo de importação modelo deve ser baixado no formato .csv que está disponível na página inicial da tela de importação logo abaixo.
Ao Abrir a Planilha no seu computador, certifique-se de usar as seguintes configurações para abri-la:
O Conjunto de caracteres deve estar em UTF-8;
Opções de separadores em: Ponto-e-vírgula.
Na planilha haverá colunas com os seguintes campos. Veja uma breve explicação sobre cada um deles:
- Código do insumo: é o código principal e identificador do insumo, será utilizado no caso de atualizações de informações dos insumos. Não é permitido a inserção de valores duplicados, zerados ou negativos nesta coluna.
Dica! Quando inserido, ao menos uma das demais colunas deverá ser informada para que alguma alteração aconteça, sendo que nenhuma delas será obrigatória. Colunas em branco ou com espaços não serão levadas em consideração para atualizações, ou seja, não há possibilidade de limpar campos utilizando a importação.
Código auxiliar*: é um código de referência e, aceita números e letras, que deve ser inserido no momento da importação. Lembre-se que, ao criar os insumos, o Sienge define automaticamente um código para o insumo. Entretanto, caso não queiramos perder a referência entre o código original (arquivo .csv) e o código do insumo criado, devemos utilizar o conteúdo Código auxiliar, eles deverão ser únicos tanto para criação quanto para atualização;
Dica! Esta função é muito útil quando fazemos a importação de insumos utilizados em tabelas de preços de órgãos públicos ou bancos de dados de referência.
Descrição*: refere-se à descrição, ao nome que daremos ao insumo;
Dica! Não devem ser inseridas quebras de linha na célula. O texto deve ser inserido de forma sequencial, com espaços, mas sem quebras de linha.
Sinônimo: caso o insumo tenha algum sinônimo à descrição devemos utilizar este campo;
Dica! Utilizar sinônimos é bastante útil para diminuir o cadastro de insumos em duplicidade. Quando realizamos a busca de um insumo, ao digitarmos uma informação no campo Descrição ou Sinônimo, o Sienge busca os dados disponíveis em ambos os campos. Assim, para insumos que são conhecidos por mais de um nome (p. ex.: botina, bota, coturno), a utilização de Descrição e Sinônimo é bastante útil.
Unidade de medida*: é a principal unidade de medida do insumo a ser criado, normalmente tratada como unidade de utilização ou menor unidade de medida do insumo;
Atenção! Não confunda Unidade de medida com Unidade de Movimento. A unidade de medida é a métrica padrão para um determinado insumo (p. ex. “metro” para Tubo de PVC). Já a unidade de movimento são variações da métrica de um insumo, que possuem um fator de conversão com relação à unidade de medida (p. ex. “barra” é uma unidade de movimento, com fator de conversão 6,00, ou seja, uma barra de Tubo de PVC possui 6,00m).
Preço básico: é o preço deste insumo na data de importação. Esta informação é muito importante, pois quando utilizamos a funcionalidade Atualizações de preços de insumos devemos informar a data do preço referência para análise dos critérios de atualização. Utilize este campo também para informar o preço da hora produtiva de insumos do tipo Equipamento;
Preço hora improdutiva: esta informação é utilizada apenas em insumos do tipo Equipamento, e refere-se ao preço informado para a hora parada (custos de mão de obra + juros e depreciação);
Classificação fiscal: código referente ao Cadastro Nacional de Insumos;
Tempo de entrega estimado: número médio de dias que o fornecedor leva para entregar o material, a partir da data do pedido.
Dica! Esta informação é utilizada pelo sistema Planejamento para previsão da necessidade de compras de materiais;
- Flags:
- Controlar quantidade: Este campo é referente a flag “Controlar quantidades apropriadas com relação às quantidades orçadas”. Indica se no sistema de Compras, sistema de Contratos e Medições e Estoque as quantidades apropriadas deste insumo serão controladas conforme orçamento realizado;
- Controlar estoque: Este campo é referente a flag “Registrar movimentos de estoque para entradas de notas fiscais”. Serve para indicar que ao se cadastrar notas fiscais com este insumo já se deverá considerar a entrada do insumo para o estoque da obra. (Campo apresentado caso o insumo tenha sido associado a uma família de um grupo indicado como do Tipo de insumo - Material ou Outros);
- Utilizar placa: Este campo é referente a flag “Utilizar placa/plaqueta para identificar o bem. Necessário para que seja utilizada placa/plaqueta para identificar o bem no sistema de Patrimônio. (Campo apresentado caso o insumo tenha sido associado a uma família de um grupo indicado como do Tipo de insumo - Equipamento). Esta flag não poderá ser usada para inserção de insumos. Em atualização, só será possível para equipamentos marcados com tipo de bem “móvel”.
Dica! Os valores possíveis serão somente “S” ou “N”, abaixo a explicação de cada uma das flags. Nenhuma flag poderá ser utilizada para insumos dos tipos Item de Incidência e Item de Transporte. - Controlar preço: Este campo é referente a flag “Controlar preços com relação aos preços autorizados”. Com a finalidade de indicar se no sistema de Compras, sistema de Contratos e Medições e Estoque, o preço deste insumo será controlado conforme os preços autorizados para ele.
Dicas! Os valores possíveis serão somente “S” ou “N”, abaixo a explicação de cada uma das flags. Nenhuma flag poderá ser utilizada para insumos dos tipos Item de Incidência e Item de Transporte. Na importação de criação as colunas de flags que forem enviadas em branco, serão consideradas por padrão como “S”, assim como já acontecia anteriormente.
- Produto fiscal: Campo para vínculo de Produto Fiscal ao Insumo, o cadastro de produtos fiscais fica no módulo Apoio no seguinte caminho (Apoio - Produtos/Serviços - Produtos/Serviços Fiscais). Campo não poderá ser utilizado para insumos dos tipos Item de Incidência e Item de Transporte. Dicas! Os insumos do tipo Mão de Obra só poderão ser vinculados a produtos fiscais do tipo serviço
Grupo de Insumo*: refere-se à família de materiais que estamos associando o insumo criado, apenas indicação da numeração do grupo (ex: 01.001);
Para realizar a formatação basta ir na aba “Página Inicial”, no campo destinado ao formato de número que será utilizado nas células, clicar em “Mais Formatos de Números”, selecionar a categoria personalizado e ajustar como na figura abaixo:
Para atualizações, é necessário respeitar as regras existentes por tipo de insumo. Os tipos de insumos definem a forma de trabalho dos insumos e os campos presentes em cada registro, abaixo o detalhamento sobre as alterações de grupos:
- Material de Consumo só pode ser alterado para Material de Consumo ou Outros;
- Outros Só pode ser alterado para Outros ou Material de Consumo;
- Mão de Obra, Equipamento, Combustíveis e Lubrificantes, Item de Incidência, Item de Transporte, Material de Manutenção e Material de Expediente, não poderão sofrer alterações.
Conta financeira*: refere-se à conta, ou natureza financeira, a que se destina o insumo. Ela pode ser inserida com ou sem formatação (ex: 2.01.01 = 20101). Vai importar independente do uso do ponto separador.
Recomendações de preenchimento da tabela:
Para realizar a importação de uma planilha no Sienge é necessário que a planilha não possua fórmulas, máscaras (apenas a da coluna Grupo de Insumo) ou mesclas. Algumas recomendações são importantes para a edição do seu arquivo:
- Não é possível inserir e atualizar o mesmo insumo no mesmo arquivo;
O arquivo já vem com cabeçalho nas colunas e em asterisco (*) os campos obrigatórios. As demais podem ser deixadas em branco, caso prefira. A linha do cabeçalho não será importada;
Não será permitido alterar os nomes das colunas;
Não é permitido remover colunas obrigatórias ou adicionar novas colunas de dados no arquivo;
As colunas de preço podem receber valores com ou sem ponto como separador de milhares (exemplos válidos: 1200 ou 1.200);
As colunas de preço podem receber ponto ou vírgula como separador dos decimais. (exemplos válidos: 12.00 ou 12,00);
As colunas de preço podem receber valores com ou sem os caracteres separadores de decimais, mas é indicado utilizar ,00 ou .00 para valores redondos para maior precisão. (exemplos válidos: 1.200 ou 1.200,00)
As colunas de preço e tempo de entrega não devem receber valores negativos;
As colunas do tipo data podem aceitar ponto(.), hífen(-) ou barra(/) como separador, e devem estar no formato dd/mm/aaaa;
Tamanho máximo de Código Auxiliar: 25 caracteres;
Tamanho máximo de Sinônimo: 200 caracteres;
Tamanho máximo de Classificação Fiscal: 15 caracteres;
Tamanho máximo de Unidade de Medida: 6 caracteres;
Data mínima permitida: "01/01/1900";
Data máxima permitida: "31/12/9999".
Passo 2) Selecione a tabela que receberá as informações importadas. Esta tabela deve ter sido criada anteriormente (conforme mencionado no tópico de pré-requisitos deste artigo), e você pode informá-la digitando o código ou a descrição.
Atenção! Lembre-se que a importação irá manter os itens previamente cadastrados e adicionar os insumos informados do arquivo, ou seja, ela é incremental. Por isso é recomendável utilizar nomes diferentes para insumos para não haver duplicidade.
Passo 3) No campo Tipo de Importação ao lado da tabela, selecione a opção Insumos. Automaticamente, o Sienge trará as demais informações que devemos parametrizar para a importação:
Passo 4) Em seguida, inclua o arquivo .csv que contém os dados a serem importados no local de upload;
Passo 5) A próxima ação é clicar no botão de Importar. Ao clicar nele aparecerá uma modal com o aviso e você deve escrever ‘concordo’ e clicar em confirmar:
Passo 6) Ao fazer isso, você deve aguardar. Pode aparecer um loading ou ícone de carregamento enquanto os dados são carregados pelo Sienge. O ideal é que deixe a tela carregar e não mexa.
Passo 7) Ao carregar o arquivo você deve receber uma mensagem de sucesso no canto superior direito da tela ou receber uma mensagem de erro de importação. Caso tenha erros nas linhas do arquivo é cancelada a importação e aparecerá uma janela com uma mensagem e um botão para baixar um arquivo .csv contendo os dados enviados para a importação, junto com as informações sobre os erros relacionados aos dados de cada coluna.
Ao baixar o arquivo com os erros, haverá uma coluna chamada [Erros] ao final do arquivo. Corrija sua planilha, ajuste a formatação da coluna Grupo de Insumo e envie novamente o arquivo. Caso utilize o próprio arquivo de erros para fazer uma nova importação, limpe as linhas em branco abaixo dos registros anteriormente inseridos, para garantir que não tenha nenhum caractere oculto em sua nova planilha de importação.
Dica! As linhas que tiverem sucesso no momento da importação, seja de criação ou alteração, estarão com um “OK” na coluna de erros. Esta sinalização indica que a linha foi processada, ou seja, o insumo foi corretamente inserido ou alterado em sua tabela de destino. Se a linha tiver código do insumo informado, as mensagens de erro serão sobre atualização. Caso a linha não tenha este código informado, as mensagens de erro serão sobre inserção
Nota! Eventualmente o Erro pode ser apresentado em alguma das colunas adjacentes à coluna de Erro. Caso isso ocorra, verifique se algumas das células da linha, no arquivo original, não estava com quebra de linha, o que não é recomendado. A quebra faz com que no arquivo de erros seja criada uma linha adicional com o conteúdo da quebra, o que causa problemas na análise.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!