Como importar Serviços para o sistema?

O processo de importação de insumos e serviços é fundamental, pois estabelece a base que será utilizada em todo o sistema. Por isso, recomendamos que essa etapa seja realizada com o acompanhamento de um de nossos consultores.


Frequentemente, as empresas já possuem uma tabela de insumos e serviços para um tipo específico de obra, que conta com um histórico de preços confiável. Em outros casos, pode ser necessário elaborar um orçamento utilizando uma tabela de referência específica.


Nessas situações, a funcionalidade de importação de insumos e serviços proporciona um aumento significativo na produtividade, permitindo a criação ou alteração de vários insumos ou serviços em uma única ação, aproveitando as informações já disponíveis em um arquivo.


A funcionalidade Importações do Sienge possibilita vincular e modificar alguns campos de informações do serviço, como Código Auxiliar, Unidade de Medida e Preço (caso seja do tipo informado), com os dados organizados em colunas de um arquivo .CSV.


Após a importação, os serviços serão criados de forma incremental, sem excluir os serviços existentes, ou serão alterados conforme as informações contidas no arquivo importado. Isso traz maior agilidade na criação de novas tabelas ou na alteração de tabelas existentes de Custos Unitários.



Pré-requisito 

Registros que deverão ter sido criados anteriormente:


Tabela de Custos Unitários que receberá as informações importadas; 

Caminho – (Engenharia > Custos Unitários > Tabelas). 


Grupos de insumo: 

Caso desejem realizar alterações nos grupos de insumos do Sienge, é importante que essas modificações sejam efetuadas antes da importação, a fim de facilitar o trabalho.


Grupos de serviço: 

Se houver a necessidade de realizar alterações nos grupos de serviço do Sienge, é importante que essas modificações sejam efetuadas antes da importação, a fim de facilitar o trabalho.

 

Baixar o modelo de .CSV na tela de Importação de Serviços e configurar corretamente do arquivo .CSV que servirá de base para a importação. 


Dica!- Lembre-se de guardar o arquivo para eventuais consultas. 


 

Passo a passo   


1. Acesse a tela de importação em Engenharia > Exportações e Importações > Custos Unitários > Importações > Insumos, Serviços, Composições e Detalhes.


O arquivo de importação modelo deve ser baixado no formato .CSV, e está disponível na página inicial da tela de importação logo abaixo do modelo de insumos.

 


Ao Abrir a Planilha no seu computador, caso não seja utilizado o Excel, certifique-se de usar as seguintes configurações para abri-la:

- O Conjunto de caracteres deve estar em UTF-8; 

- Opções de separadores em: Ponto-e-vírgula. 



Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo 
Descrição gerada automaticamente 


Na planilha haverá colunas com os seguintes campos, veja uma breve explicação sobre cada um deles.  

OBS: Os campos sinalizados com (*) são obrigatórios para criação:


Código do serviço: é o código principal e identificador do serviço, será utilizado no caso de atualizações de informações dos serviços. 

Atenção! Não é permitido a inserção de valores duplicados, zerados ou negativos nesta coluna. 

Dica!  Quando inserido, é necessário informar pelo menos uma das outras colunas para que qualquer alteração ocorra. No entanto, nenhuma dessas colunas é obrigatória. Colunas em branco ou que contenham apenas espaços não serão consideradas para atualizações, o que significa que não é possível limpar campos por meio da importação.

 
Código auxiliar*: É um código de referência, que aceita números e letras, e deve ser inserido no momento da importação. Lembre-se que, ao criar os serviços, o Sienge define automaticamente um código para o serviço. Entretanto, caso não queiramos perder a referência entre o código original (arquivo .CSV) e o código do serviço criado, devemos utilizar o conteúdo Código auxiliar. Eles deverão ser únicos;
Atenção! Este campo não deve ter mais de 25 caracteres;
Dica! Esta função é muito útil quando fazemos a importação de serviços utilizados em tabelas de preços de órgãos públicos ou bancos de dados de referência. 


Descrição*: Refere-se à descrição, ao nome que daremos ao serviço;

Atenção! Este campo não deve ter mais de 300 caracteres; 

Dica! Não devem ser inseridas quebras de linha na célula. O texto deve ser inserido de forma sequencial, com espaços, mas sem quebras de linha. 


Grupo de serviço*: Refere-se à família de serviços que estamos associando o serviço criado, apenas com a indicação da numeração do grupo (ex: 001.001);

Para realizar a formatação basta selecionar a coluna “Grupo de serviço*” ir na aba “Página Inicial”, no campo destinado ao formato de número que será utilizado nas células, clicar em “Mais Formatos de Números”, selecionar a categoria personalizado e ajustar conforme figura abaixo:

Interface gráfica do usuário, Texto 
Descrição gerada automaticamente


Unidade de medida*: Será a unidade de controle orçamentário e de planejamento do serviço;
Atenção!  Este campo não deve ter mais de 6 caracteres; 

Preço unitário (informado)É o preço deste serviço sem a necessidade de incluir uma composição de insumos. Com este preço sempre será necessário informar um grupo de insumo para a alocação de valores, como Mão de Obra ou Material. Deve ser um valor numérico e a data do preço será sempre a data da importação do arquivo.

Seleção do preço por grupo de insumos: Esta informação é utilizada para registrar de qual grupo de insumo o preço informado do serviço se refere, se o serviço tem preço informado de material e mão de obra, ou se é apenas uma verba por exemplo. Apenas indicação da numeração do grupo (ex: 01);

    - Lembrando que o preço informado dos serviços é baseado nos registros de nível um da tela de grupos de insumo, não o nível dois que é a família - Veja na imagem abaixo essa diferença; 


Interface gráfica do usuário, Texto 
Descrição gerada automaticamente com confiança média

Dica! Para que seja possível inserir preços de grupos de insumos diferentes, é necessário que sejam incluídas linhas abaixo da linha de criação do serviço apenas com o código auxiliar do serviço, preço e grupo de insumo desejado. Veja o exemplo: Preço total de R$60,00, sendo R$10 vinculado ao grupo “Equipamentos”, R$20 à “Mão de Obra” e R$30 de “Material” (dependendo da formatação da sua base de Grupos de Insumo.);



Atenção! 

No caso de atualização de preço, caso duas linhas sejam informadas para o mesmo serviço, e a primeira linha tenha erros, nenhum dado da primeira linha será enviado, por exemplo:

  

 

Como a primeira linha possui erro (preço negativo), o preço será zerado, e como a segunda linha está OK, seu preço será alterado.

Este ponto não se aplica a criação de serviços, neste caso a importação será interrompida.

 


Dica! Para realizar a formatação basta selecionar a coluna de “Seleção do preço por grupo de insumos” ir na aba “Página Inicial”, no campo destinado ao formato de número que será utilizado nas células, clicar em “Mais Formatos de Números”, selecionar a categoria “personalizado” e ajustar como na figura abaixo:
Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo 
Descrição gerada automaticamente


Atenção! O grupo de insumo deve ser informado quando o preço unitário for informado;


Descrição complementar: Complemento da descrição ou texto que adicione informações ao serviço a ser importado;
Atenção! Este campo não deve ter mais de 4000 caracteres;


Produção da equipe: Campo exclusivo para Obras Rodoviárias. Indica a produção informada da equipe na aba Produção e deve ser um valor numérico não negativo; 

Atenção! Atualmente, este campo não será atualizado por meio de importação.

BDI: Permite informar um percentual de BDI que será aplicado para cada serviço da planilha de importação. Deve ser um valor numérico não negativo.

Dica! Se o serviço tiver preço informado, o BDI será aplicado sobre esses valores. No entanto, se o serviço tiver um preço composto, o BDI se aplicará apenas aos insumos que compõem esse serviço. Assim, se houver outro serviço incluído na composição, o BDI do serviço principal não influenciará seu preço, e o outro serviço deverá ter seu próprio BDI.

2. Selecione a tabela e o tipo de obra que receberá as informações importadas. Esta tabela deve ter sido criada anteriormente (conforme mencionado no tópico de pré-requisitos deste artigo), e você pode informá-la digitando o código ou a descrição.


Atenção! Lembre-se que a importação irá manter os itens previamente cadastrados e adicionar os serviços informados do arquivo, ou seja, ela é incremental. Por isso é recomendável utilizar nomes diferentes para serviços, para não haver duplicidade.

3. No campo Tipo de Importação ao lado da tabela, selecione a opção Serviços. Automaticamente, o Sienge trará as demais informações que devemos parametrizar para a importação, como o Tipo de Obra: 

image


4. Preencha o Tipo de Obra ao qual você quer inserir os Serviços  


 


5. Em seguida, inclua o arquivo .CSV que contém os dados a serem importados no local de upload, por meio do botão “Incluir Arquivo”. O seu arquivo deve aparecer anexado. 


 


6. A próxima ação é clicar no botão de Importar. Ao clicar nele aparecerá uma modal com um aviso, e você deve escrever “concordo” e clicar em confirmar: 


 


7. Ao fazer isso, você deve aguardar. Pode aparecer um loading ou ícone de carregamento enquanto os dados são carregados pelo Sienge. O ideal é que deixe a tela carregar e não mexer nela. 



8. Ao carregar o arquivo você deve receber uma mensagem de sucesso no canto superior direito da tela ou receber uma mensagem de erro de importação. Caso tenha erros nas linhas do arquivo é cancelada a importação e aparecerá uma janela com uma mensagem e um botão para baixar um arquivo .CSV contendo os dados enviados para a importação, juntamente com as informações sobre os erros relacionados aos dados das colunas de cada linha.


Uma imagem contendo Texto 
Descrição gerada automaticamente

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Email, Teams 
Descrição gerada automaticamente


Ao baixar o arquivo contendo os erros, você encontrará uma coluna intitulada “Resultado da Importação” ao final do documento. Por favor, corrija sua planilha, ajuste a formatação das colunas "Grupos de Serviço" e "Grupo de Insumo", e envie o arquivo novamente. Se optar por utilizar o próprio arquivo de erros para realizar uma nova importação, certifique-se de remover as linhas em branco que aparecem abaixo dos registros já inseridos. Isso garantirá que não haja caracteres ocultos em sua nova planilha de importação.

 

Nota! O erro pode eventualmente aparecer em uma das colunas adjacentes à coluna de “Resultado da Importação”. Se isso ocorrer, verifique se algumas das células da linha no arquivo original não continham quebras de linha, o que não é recomendado. A presença de quebras de linha resulta na criação de uma linha adicional no arquivo de erros, incluindo o conteúdo da quebra, o que pode causar problemas na análise.

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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