O insumo é um item muito utilizado nos processos de Engenharia e Suprimentos, tanto para cadastrar a composição dos Serviços, tendo assim os quantitativos orçados, quanto nos processos de Suprimentos, para a compra e contratação. No artigo, estaremos demonstrando o passo a passo completo de como o cadastro de insumos deve ser feito no sistema custos unitários.
Pré-requisito
- Obrigatoriamente deve haver ao menos uma tabela cadastrada em: "Engenharia > Custos Unitários > Tabelas".
- Sempre é recomendado realizar uma consulta antes de cadastrar o insumo novo, para evitar duplicatas.
Passo a passo
1. Acesse a tela em: Engenharia > Custos Unitários > Insumos > Cadastros e clique no botão "NOVO INSUMO" localizado no canto superior direito da tela:
2. Descreva as informações iniciais, conforme o exemplo abaixo:
3. Ao finalizar as configurações iniciais do insumo, selecione o botão "SALVAR" no canto inferior direito da tela.
Compreendendo o significado de cada campo descritivo
- Tabela: Tabela onde o insumo será cadastrado.
- Código: O sistema gera automaticamente um número sequencial ao Salvar o insumo. Caso esteja consultando o insumo aparecerá o número gerado.
- Código auxiliar: Código que pode ser utilizado para vincular os insumos do Sienge aos códigos de insumos de algum fornecedor que forneça preços a serem inseridos no Sienge através de atualização de preços por importação de dados. Na importação de Composições também é indicado o código auxiliar.
- Descrição: Descrição do insumo.
- Sinônimo: Sinônimo do insumo.
- Unidade de medida: Unidade de medida do insumo. Exemplo: Kg, lata, rolo, m3, etc.. Será a unidade de medida principal do insumo.
- Grupo de insumo: Família do insumo. Importante se atentar ao grupo desejado, pois o tipo do insumo determina o comportamento e possibilidades de uso dentro do sistema. Para validar o tipo que está sendo selecionado, pode verificar a coluna da direita, na tela de seleção do grupo.
- Tipo: Informe o tipo do insumo. (Combustível/Lubrificante). (Campo apresentado caso o insumo tenha sido associado a uma família de um grupo indicado como do Tipo de insumo - Combustíveis e lubrificantes).
- Tipo de bem: Informe o tipo de bem. (Bem móvel/Bem imóvel). (Campo apresentado caso o insumo tenha sido associado a uma família de um grupo indicado como do Tipo de insumo - Equipamento).
- Tipo de equipamento: Informe o tipo de equipamento. (Campo apresentado caso o insumo tenha sido associado a uma família de um grupo indicado como do Tipo de insumo - Equipamento).
- Incidência sobre: Informe a incidência. (Equipamento, mão de obra). (Campo apresentado caso o insumo tenha sido associado a uma família de um grupo indicado como do Tipo de insumo - Item de incidência).
Nota! Os itens 1 à 4 em "grupo de insumo" são apresentados de acordo com a família selecionada.
Dica! Verifique o artigo Quais são as diferenças entre os tipos de Insumo no Grupo de Insumo?
- Conta financeira: Conta financeira do insumo. Permite a saída de informações através de relatórios por contas do plano financeiro.
- Classificação fiscal: Código referente ao cadastro nacional de insumos.
- Produto fiscal: Produto fiscal do insumo. (Campo apresentado caso o insumo tenha sido associado a uma família de um grupo indicado como do Tipo de Insumo - Combustíveis e lubrificantes, Tipo de insumo - Material de consumo, Material de expediente, Tipo de insumo - Material de manutenção ou Tipo de Insumo - Outros).
- Tempo de entrega estimado: Número médio de dias que leva para a entrega o material, considerando tanto o tempo do processo de compras da empresa até a entrega efetiva realizada pelo fornecedor. Esta informação é utilizada pelo sistema de Planejamento de obras para previsão da necessidade de compras de materiais. (Campo apresentado caso o insumo tenha sido associado a uma família de um grupo indicado como do Tipo de insumo - Material de consumo, Material de expediente, Material de manutenção ou Tipo de Insumo - Outros).
Compreendendo o significado de cada campo para seleção
- Controlar quantidades apropriadas com relação às quantidades orçadas: Pode-se indicar se no sistema de Compras, sistema de Contratos e Medições e Estoque as quantidades apropriadas deste insumo serão controladas conforme orçamento realizado.
- Controlar preços com relação aos preços autorizados: Pode-se indicar se no sistema de Compras, sistema de Contratos e Medições e Estoque, o preço deste insumo será controlado conforme os preços autorizados para ele.
- Utilizar placa/plaqueta para identificar o bem: Marque esta opção para que seja utilizada placa/plaqueta para identificar o bem no sistema de Patrimônio. (Campo apresentado caso o insumo tenha sido associado a uma família de um grupo indicado como do Tipo de insumo - Equipamento).
- Registrar movimentos de estoque para entradas de notas fiscais: Marque esta opção para indicar que ao se cadastrar notas fiscais com este insumo já se deverá considerar a entrada do insumo para o estoque da obra. (Campo apresentado caso o insumo tenha sido associado a uma família de um grupo indicado como do Tipo de insumo - Material, Tipo de insumo - Material de manutenção ou Tipo de Insumo - Outros).
Atenção! Neste artigo, vimos apenas as opções da aba "cadastro", para informações das demais abas, verificar artigos disponíveis:
- Como cadastrar detalhes de insumo?
- Como cadastrar as marcas de insumos?
- Como cadastrar os preços dos insumos?
Esperamos que este artigo tenha ajudado!