Uma Auditoria de Sistema consiste em uma coleta de dados para verificação e análise de informações, com o objetivo de reunir, agrupar e avaliar evidências referente a uma determinada ação no sistema.
Em alguns momentos precisamos identificar quem excluiu um determinado contrato. Como essa informação não aparece em relatório do de Suprimentos eventualmente pode ser necessário rastrear essa informação, o que somente é possível via auditoria do sistema.
Confira neste artigo como localizar o usuário que realizou tal ação e o momento desta alteração.
Nota! As Auditorias de Sistema somente poderão ser emitidas se o usuário for Administrador do Sistema ou se estiver autorizado para acessar a tela.
Passo a passo
1. Ao acessar a tela de auditorias do sistema, em Segurança > Administração > Auditoria de Sistema, através dos Parâmetros Gerais informe os seguintes dado
- Ação : 1319 -SUP-MED - Contratos - Cadastros - Excluir
- Descrição: Informar o número do contrato (sem o documento)
- Período*: Informe a data de início e término de emissão dos dados da auditoria.
Dica! Se desejar analisar mais de um pedido de compra, pode-se optar por deixar o campo Descrição em branco.
2. Outra opção, é realizar essa auditoria utilizando os filtros do campo Parâmetros Avançados, com os seguintes dados:
- Entidade: EMEDCONTRATO
- Campo: NUCONTRATO
- Conteúdo: Informar número do Contrato, sem o documento
- Período*: Informe a data de início e término de emissão dos dados da auditoria.
No exemplo abaixo também utilizamos o Contrato CT/1740:
3. Ao emitir o relatório será possível validar o usuário responsável pela exclusão do contrato, além da data e horário em que foi realizado, conforme exemplo abaixo:
Nota! Os dados de auditoria do sistema permanecem salvos durante os meses definidos no Parâmetro 1034 - Exclusão de dados das Auditorias de Sistema e de Login, em Segurança > Administração > Parâmetros.
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Esperamos que este artigo tenha ajudado!