A entrada no estoque de algum material comprado permite o controle completo de toda cadeia de Suprimentos, tendo assim a possibilidade de registrar eventuais saídas, transferências ou consumos desse material. Com a configuração correta essa entrada justamente com o cadastramento da nota agiliza o processo, pois automatiza a entrada no estoque dos materiais comprados.
Passo a passo
Para que a entrada seja efetivada de forma automática no estoque é importante validar os pontos mencionados abaixo:
- Necessário entrar no cadastro da obra e centro de custo a ser utilizada em sua nota fiscal de compra por meio de Apoio > Obras/Centros de Custos > Cadastros. Indo na aba de Centro de Custo para marcar a flag Registrar movimentos de estoque para entradas de notas fiscais.
- Analisar se os insumos da nota fiscal estão com a flag Registrar movimentos de estoque para entradas de notas fiscais marcada por meio do Engenharia > Orçamento > Insumos > Cadastros, ou Suprimentos > Apoio > Insumos > Insumos das Obras > Cadastro.
Com ambas as configurações feitas podemos seguir com o cadastro da nota fiscal de compra para darmos entrada automática do insumo no estoque.
Nota! Por padrão do sistema todo centro de custo e todo insumo vem com essa flag marcada. Se está desmarcado.
Atenção! Notas cadastradas antes da marcação das flags não terão sua entrada computada, sendo necessário recadastrar as notas.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!