Como cancelar o saldo de um pedido com adiantamento vinculado?

Ao tentar cancelar um saldo de pedido de compra, aparece a mensagem que não será permitido por conta do adiantamento vinculado: 


Nesse artigo vamos explicar como zerar o saldo do adiantamento e poder cancelar o saldo do pedido de compras. Uma das formas de zerar o saldo do adiantamento é fazer os abatimentos nas notas. A segunda é realizar uma realocação de saldo do credor e a terceira forma é excluir a baixa do título de adiantamento, excluindo a baixa vai perder o vínculo com o pedido. Esta última somente será possível se não houve abatimento nas notas do pedido.

É importante validar qual das opções será a adotada.


 

Passo a passo  


  1. Para fazer a realocação de saldo de credor, é necessário primeiramente descobrir o valor que ainda possui de adiantamento vinculado. Para isso pode ser gerado o relatório Análise de Pedidos, em Suprimentos > Compras > Relatórios > Pedidos de Compra

  2. No relatório gerado, logo abaixo das parcelas da previsão são apresentados os vínculos de adiantamento realizados e o saldo 
  3. Após ver o saldo de adiantamento vinculado, pode-se realizar a realocação em Financeiro > Apoio > Adiantamento > Realocação de Saldo de Credor, clicar em novo e preencher o número do pedido, data e o valor da realocação (mesmo valor que identificou no passo 2):


  4. Depois de salvar a realocação, poderá ir em Suprimentos > Compras > Pedidos > Cancelamento de saldos e cancelar o saldo do seu pedido. Mas atenção, esse cancelamento não pode ser desfeito depois. Uma vez cancelado esse saldo não pode mais ser reativado nessa situação.


     
  5. Caso não queira fazer a realocação de saldo, pode apenas excluir a baixa do título de adiantamento, assim irá perder o vínculo dele com o pedido de compras. Para excluir precisa ir em Financeiro > Contas a Pagar > Baixas > Alteração/ Exclusão, selecionar o título e excluir a baixa:

 
Atenção! Nossa indicação é realizar a realocação de saldo, pois excluir a baixa pode afetar a contabilidade da empresa, e realocando fica o histórico do processo, sem perder esse adiantamento realizado para o credor, que pode ser devolvido ou usado para abater em outra nota.



 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Lamentamos não termos conseguido ajudá-lo(a) mais. Ajude-nos a melhorar este artigo com o seu feedback.