Ao tentar cancelar um saldo de pedido de compra, aparece a mensagem que não será permitido por conta do adiantamento vinculado:
É importante validar qual das opções será a adotada.
Passo a passo
- Para fazer a realocação de saldo de credor, é necessário primeiramente descobrir o valor que ainda possui de adiantamento vinculado. Para isso pode ser gerado o relatório Análise de Pedidos, em Suprimentos > Compras > Relatórios > Pedidos de Compra
- No relatório gerado, logo abaixo das parcelas da previsão são apresentados os vínculos de adiantamento realizados e o saldo
- Após ver o saldo de adiantamento vinculado, pode-se realizar a realocação em Financeiro > Apoio > Adiantamento > Realocação de Saldo de Credor, clicar em novo e preencher o número do pedido, data e o valor da realocação (mesmo valor que identificou no passo 2):
- Depois de salvar a realocação, poderá ir em Suprimentos > Compras > Pedidos > Cancelamento de saldos e cancelar o saldo do seu pedido. Mas atenção, esse cancelamento não pode ser desfeito depois. Uma vez cancelado esse saldo não pode mais ser reativado nessa situação.
- Caso não queira fazer a realocação de saldo, pode apenas excluir a baixa do título de adiantamento, assim irá perder o vínculo dele com o pedido de compras. Para excluir precisa ir em Financeiro > Contas a Pagar > Baixas > Alteração/ Exclusão, selecionar o título e excluir a baixa:
Atenção! Nossa indicação é realizar a realocação de saldo, pois excluir a baixa pode afetar a contabilidade da empresa, e realocando fica o histórico do processo, sem perder esse adiantamento realizado para o credor, que pode ser devolvido ou usado para abater em outra nota.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!