O cadastro das previsões do pedido de compras permite que o financeiro se prepare para o pagamento dos valores.
Ela é cadastrada no Pedido, em Suprimentos > Compras > Pedidos de Compra > Cadastro > aba Previsão Financeira.
Atenção! É importante lembrar, que o título de previsão financeira, não é um título que poderá ser movimentado, ou pago diretamente pelo módulo Financeiro.
Informações do título - O que as opções em tela significam?
Número: Apresentará o número do título de previsão financeira. Caso esse campo não esteja aparecendo, quer dizer que esse pedido ainda não tem o título de previsão financeira gerado.
Dica! O parâmetro “75 – Geração do título de previsão financeira para pedidos não autorizados” pode ser configurado para definir se o título poderá ser gerado já com o cadastro do pedido ou apenas após ele estar totalmente autorizado.
Valor do título: Este campo apresentará o valor do título de previsão, o valor é informado com base no somatório dos valores e quantidades informados para os itens do pedido, mais os dados da aba Totalização, e não poderá ser editado manualmente.
Centro de custo: Permite escolher o Centro de Custo que esse pedido se refere.
Inicialmente, apresentará como opção todos os Centros de Custo Associados a Obra e que o usuário tenha permissão na empresa, mas uma vez que um Centro de Custo for escolhido e o título de previsão ter sido gerado, só será possível alterar para outros Centros de Custo que sejam da mesma empresa do Centro de Custo selecionado.
Se precisar alterar para um que não seja da mesma empresa, precisará excluir o pedido e recadastrar.
Departamento: Permite selecionar o Departamento que esse pedido de compras se refere. Essa escolhe pode afetar o processo de autorização do pedido, principalmente se estiver utilizando o controle de “Alçadas por Departamento”, portanto selecione apenas se tiver certeza da informação.
Documento de Previsão: Permite escolher o Documento utilizado para o título de Previsão Financeira que será gerada para o pedido de compras. O parâmetro 27 – "Código do documento padrão para geração de previsões de pedidos de compra” permite escolher o documento padrão que virá pré-selecionado, e a autorização de Suprimentos (Segurança > Autorizações > Usuários > Suprimentos > Pedidos de Compra) “9. Permitir alteração do documento de previsão do pedido de compra” indica se o usuário poderá alterar esse documento manualmente no cadastro da previsão financeira.
Indexador para as parcelas: Permite aplicar um indexador de correção nas parcelas da previsão financeira. Caso não queira aplicar correção, utilize o indexador neutro “0 – REAL”.
Data base para as parcelas: Permite definir a data base das parcelas da previsão financeira.
Observação: Permite adicionar uma observação qualquer ao título de previsão financeira.
Dica! O parâmetro “606 - Incluir automaticamente na observação do título da nota fiscal de compra, a observação da previsão financeira dos pedidos de compra vinculados” permite que essa observação seja copiada para a observação do título das notas que atenderem ao pedido.
"Parcelas em aberto" - O que as opções em tela significam?
Neste quadro, será possível incluir as parcelas de previsão de pagamento pelo botão "ADICIONAR", lembrando que independente do número de parcelas, a totalização do valor das parcelas, deve ser exatamente o valor do campo "valor do título". Depois do pedido estar parcialmente atendido ou ter adiantamento vinculado, o valor das parcelas em aberto deve ser o valor do título menos o valor das parcelas do Realizado.
Permite escolher as parcelas previstas para pagamento das notas fiscais de compra. Não será possível alterar essas parcelas caso o parâmetro “668 – Definir se a previsão financeira deve ser sempre regerada com base nas programações de entrega e condições de pagamento” esteja ativado e as condições de pagamento estejam preenchidas corretamente. Mais informações sobre essa restrição no artigo Por que está habilitado somente "Gerar parcelas conforme condições” em Previsões Financeiras de Pedidos?.
Informe a data de vencimento de cada parcela, com seu valor ou percentual, ou use o botão Gerar Parcelas Conforme Condições.
Gerar parcelas conforme condições: Permite gerar as parcelas previstas com base nas condições de pagamento definidas na aba de “Totalização” e datas de entrega do insumo ou a data do pedido.
Campo "Previsto" - O que as opções em tela significam?
Esse quadro apresentará as parcelas da primeira previsão financeira que foi cadastrada para esse pedido, como estavam no momento em que a primeira baixa da previsão ocorreu, portanto, não necessariamente ele irá refletir a previsão financeira atual.
Serve como um histórico da previsão inicial.
Campo "Realizado" - O que as opções em tela significam?
Apresentará os registros que foram considerados como realização da previsão financeira e suas datas. O pedido será considerado realizado nas seguintes situações.
Ao cancelar o saldo de insumo, seu valor será considerado como realizado, com a sigla “CA”.
Ao lançar notas fiscais atendendo os insumos, o valor atendido por esses insumos será considerado como realizado com a sigla “NF”.
Ao cadastrar adiantamento vinculado ao pedido, o valor de adiantamento vinculado será considerado como realizado com a sigla “NF”.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!