Com o intuito de facilitar a manutenção da base de dados de insumos e composições, esta nova funcionalidade traz a possibilidade de gerar ou apagar os códigos auxiliares de insumos em massa. O que encurta o esforço para utilização de atualizações de composições ou de preços por importação de planilhas, por exemplo.
Passo a passo
Passo 1: Acesse a tela de “Gerar Códigos Auxiliares” em Engenharia > Custos Unitários > Insumos > Alterações em Massa > Gerar Códigos Auxiliares.
Acessando o fluxo informado acima você será direcionado para a tela abaixo. Veja os filtros disponíveis e uma breve explicação sobre cada um deles:
Nota! Os campos sinalizados com (*) são obrigatórios:
Tabela*: É onde o insumo está cadastrado no sistema, somente este campo é obrigatório;
Descrição do insumo: Refere-se à descrição, ao nome do insumo;
Código do insumo: É o código criado pelo Sienge ao cadastrar o insumo;
Atenção! Ao especificar o código, não será necessário inserir mais nenhuma informação.
Grupo de Insumos: refere-se à(s) família(s) de materiais que está associada ao(s) insumo(s) existente(s);
Código auxiliar do insumo: É o código de referência do insumo, aceita números e letras;
Passo 2: Selecione a tabela que sofrerá as alterações, demais filtros desejados e clique na lupa para consultar. A tabela deve ter sido criada anteriormente, bem como os seus insumos.
Dica! Você pode informar a tabela digitando o código ou a descrição.
Passo 3: Os insumos filtrados aparecerão na parte inferior da tela.
Neste momento, caso a ideia seja criar um padrão de numeração, basta inserir um prefixo, uma numeração inicial, e selecionar os insumos que terão seus códigos auxiliares alterados. Caso tenha sucesso, será gerado o código auxiliar para os insumos selecionados, neste caso quatro, utilizando o padrão definido, conforme demonstrado na imagem abaixo:
Caso a necessidade seja realizar a limpeza dos códigos auxiliares existentes na lista de insumos selecionados, os campos “Prefixo” e “Número Inicial” deverão ser deixados em branco, conforme imagem abaixo:
Veja que os códigos que estavam nos insumos foram apagados por completo, o que auxilia em um ajuste de padrões que a partir de então poderá ser criado.
Passo 4: A próxima ação é clicar no botão de “Gerar Códigos Auxiliares” para confirmar a execução da ação.
Passo 5: Ao fazer isso, você deve aguardar. Pode aparecer um loading ou ícone de carregamento enquanto os dados são carregados pelo Sienge. O ideal é que deixe a tela carregar e não mexa.
Passo 6: Ao finalizar a execução da ação você receberá uma mensagem de sucesso no canto superior direito da tela ou uma mensagem de erro ao executar.
Caso existam conflitos com códigos auxiliares já existentes no banco de dados, a operação aguardará a definição do usuário seguindo os critérios abaixo:
1. “Baixe apenas o arquivo de erro”: este link terá todos os insumos que estão na base de dados e geraram os conflitos, apenas para ciência;
2. “Não”: Cancelará a operação para que seja feita posteriormente após ajustes via aplicação;
3. “Sim”: O sistema fará a limpeza dos conflitos nos insumos que estiverem utilizando os códigos auxiliares que se deseja inserir nos insumos selecionados e baixará o arquivo de erro, como no link.
Ao baixar o arquivo com os erros, você verá os insumos conflitantes na mesma tabela, que já utiliza os códigos auxiliares desejados para a atualização dos insumos selecionados. Com o intuito de deixar que você mesmo possa optar pela limpeza automática clique no botão “SIM” ou ajuste-os manualmente para depois realizar a atualização dos códigos.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!