Em algumas situações ao gerar os relatórios do Sistema Gerencial de Obras, do Módulo Suporte a Decisão, utilizando o indexador para correção dos valores, o sistema informa a seguinte mensagem: Não foi possível efetuar o cálculo do orçamento. Existe(m) X registro(s) com data do indexador não cadastrado.
Nestes cenários, quando utilizamos um indexador para correção dos valores, o Sienge sempre irá verificar se os itens de orçamento possuem preço com data para o valor do indexador na emissão do relatório. Quando essa mensagem ocorre, significa que algum item do orçamento não possui valor cadastrado para o respectivo indexador.
A seguir veremos como identificar esses itens e realizar os ajustes para emissão do relatório no Gerencial de Obras.
Passo a passo
No exemplo, ao emitir o Relatório Custo por Nível, o Sienge esta informando que existe 1 registro do orçamento com data do indexador não cadastrado.
Para conseguir visualizar qual é este item, deve ser emitido o Relatório Emissão de Orçamento, no menu Engenharia > Orçamento > Relatórios, considerando os mesmos filtros do relatório gerencial de obras e o indexador para correção.
Ao fazer esta comparação entre os dois relatórios, o sistema fará a mesma verificação para o indexador e apresentará a mensagem: Não há valor de indexador para todos os insumos/serviços utilizados no cálculo do orçamento desta obra. Verifique a tabela de indexadores para o indexador CUB-1, e também as datas dos preços dos insumos/serviços desta obra.
Nota! Ao clicar na opção Visualizar relatório de Insumos/Serviços sem Valor do Indexador, o Sienge irá gerar um relatório que trará a relação de todos os insumos e serviços que não possuem valor de Indexador cadastrado para alguma data.
No relatório apresentado, o Serviço 2155 possui Data de Preço para 01/01/2008. Dessa forma, é necessário verificar se existe valor para o mês 08/2008 no indexador CUB-1.
Atenção! Para identificar as datas que possuem valores cadastrados nos indexadores acesse o menu Apoio > Indexadores > Valores de Indexadores.
Realizando a consulta desde 01/01/2008 os únicos meses que estão presentes para o ano de 2008 são outubro, novembro e dezembro.
Há duas formas de atualizar a data de preço para o Insumo/Serviço:
1) Atualizar os valores dos indexadores
Ainda na tela Valores dos Indexadores (Apoio > Indexadores > Valores dos Indexadores) é possivel corrigir a mensagem cadastrando valor para o mês da data de preço.
Para cadastrar novos valores dos indexadores o usuário precisará lançar novos valores para todo o ano de 2008. Desde Janeiro/2008 até Dezembro/2008.
No exemplo, os únicos meses que estão presentes para o ano de 2008 são outubro, novembro e dezembro. Portanto, ao cadastrar novos valores de indexador para o CUB-1 o usuário deve ter valor de indexador para cada mês, de setembro até janeiro de 2008.
O cadastro deve primeiramente iniciar para o mês de setembro. Seguido pelos meses de agosto, julho, junho, maio, abril, março, fevereiro e janeiro.
Dica! Como cadastrar os valores dos indexadores?
2) Atualizar a data de preço do Insumo/Serviço
Para atualizar a data de preço para o Insumo/Serviço apresentado no relatório Insumos ou Serviços sem Valor do Indexador basta acessar o respectivo cadastro.
➡️ Em Insumos, o ajuste é realizado no menu Engenharia > Orçamento > Insumos > Cadastros > aba Preço.
➡️ Em Serviços, o ajuste é realizado no menu Engenharia > Orçamento > Serviços > Cadastros.
Após os ajustes necessários, poderá emitir o relatório no Gerencial de Obras com o indexador para correção.
Dica! Confira outros artigos relacionados:
- Como atualizo os preços dos meus insumos no Orçamento(cadastro do insumo na obra)?
- Por que a obra não aparece nos relatórios "Gerencial de obras" ?
- Qual a diferença entre os relatórios Analítico de Apropriações por Obra e Custo por Nível?
- Qual o Comportamento do Sistema para Emissão de Relatórios Gerenciais em casos de Adiantamento?
- Porque aparece a mensagem "No período da emissão, existem impostos retidos no Contas a Receber que não possuem vinculação a um item de orçamento." ao gerar um relatório do Gerencial de Obras?
Esperamos que este artigo tenha ajudado!