Por que aparece a mensagem ''Não foi possível efetuar o cálculo do Orçamento. Existem registros com data do indexador não cadastrado ao gerar um relatório de Gerencial de Obras?

Em algumas situações ao gerar os relatórios do Sistema Gerencial de Obras, do Módulo Suporte a Decisão, utilizando o indexador para correção dos valores, o sistema informa a seguinte mensagem: Não foi possível efetuar o cálculo do orçamento. Existe(m) X registro(s) com data do indexador não cadastrado.




Nestes cenários, quando utilizamos um indexador para correção dos valores, o Sienge sempre irá verificar se os itens de orçamento possuem preço com
 data para o valor do indexador na emissão do relatório. Quando essa mensagem ocorre, significa que algum item do orçamento não possui valor cadastrado para o respectivo indexador. 


A seguir veremos como identificar esses itens e realizar os ajustes para emissão do relatório no Gerencial de Obras.

Passo a passo 

No exemplo, ao emitir o Relatório Custo por Nível, o Sienge esta informando que existe 1 registro do orçamento com data do indexador não cadastrado. 



Para conseguir visualizar qual é este item, deve ser emitido o Relatório Emissão de Orçamento, no menu Engenharia > Orçamento > Relatórios, considerando os mesmos filtros do relatório gerencial de obras e o indexador para correção. 




Ao fazer esta comparação entre os dois relatórios, o sistema fará a mesma verificação para o indexador e apresentará a mensagem: Não há valor de indexador para todos os insumos/serviços utilizados no cálculo do orçamento desta obra. Verifique a tabela de indexadores para o indexador CUB-1, e também as datas dos preços dos insumos/serviços desta obra. 




Nota! Ao clicar na opção Visualizar relatório de Insumos/Serviços sem Valor do Indexador, o Sienge irá gerar um relatório que trará a relação de todos os insumos e serviços que não possuem valor de Indexador cadastrado para alguma data.  




No relatório apresentado, o Serviço 2155 possui Data de Preço para 01/01/2008. Dessa forma, é necessário verificar se existe valor para o mês 08/2008 no indexador CUB-1. 


Atenção! Para identificar as datas que possuem valores cadastrados nos indexadores acesse o menu Apoio > Indexadores > Valores de Indexadores. 


Realizando a consulta desde 01/01/2008 os únicos meses que estão presentes para o ano de 2008 são outubro, novembro e dezembro.




Há duas formas de atualizar a data de preço para o Insumo/Serviço:

1) Atualizar os valores dos indexadores


Ainda na tela Valores dos Indexadores (Apoio > Indexadores > Valores dos Indexadores) é possivel corrigir a mensagem cadastrando valor para o mês da data de preço. 


Para cadastrar novos valores dos indexadores o usuário precisará lançar novos valores para todo o ano de 2008. Desde Janeiro/2008 até Dezembro/2008. 


No exemplo, os únicos meses que estão presentes para o ano de 2008 são outubro, novembro e dezembro. Portanto, ao cadastrar novos valores de indexador para o CUB-1 o usuário deve ter valor de indexador para cada mês, de setembro até janeiro de 2008. 


O cadastro deve primeiramente iniciar para o mês de setembro. Seguido pelos meses de agosto, julho, junho, maio, abril, março, fevereiro e janeiro. 


Dica! Como cadastrar os valores dos indexadores? 



2) Atualizar a data de preço do Insumo/Serviço


Para atualizar a data de preço para o Insumo/Serviço apresentado no relatório Insumos ou Serviços sem Valor do Indexador basta acessar o respectivo cadastro. 


➡️ Em Insumos, o ajuste é realizado no menu Engenharia > Orçamento > Insumos > Cadastros > aba Preço.


➡️ Em Serviços, o ajuste é realizado no menu Engenharia > Orçamento > Serviços > Cadastros.
 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.