A definição de um contrato no Sienge exige o preenchimento de diversos dados importantes, tais como: itens contratados, valores, cauções, previsões financeiras, impostos, entre outros. A etapa de impostos é uma das mais importantes, pois é através dela que podemos controlar o pagamento dos impostos retidos, controle esse necessário para evitar que a empresa sofra multas ou sanções.
Para auxiliar nesse controle, e dar mais garantias de que os impostos estão sendo cadastrados corretamente no contrato do Sienge, estamos disponibilizando a funcionalidade de “Conferência de Impostos”. Dessa forma, o usuário que está cadastrando o contrato (ou o responsável por essa conferência) deverá sinalizar que os impostos foram conferidos para que o contrato fique completo e prossiga para as etapas seguintes e possa ser autorizado e/ou medido.
De que forma o controle de conferência de impostos afeta os contratos?
Atenção! Todos os novos contratos cadastrados no Sienge ficarão “incompletos” pelo motivo de “impostos não conferidos”. Enquanto estiver incompleto, o contrato não é considerado consistente e com isso não é enviado para autorização e não permite medições.
Para tornar o contrato consistente, o usuário responsável deve fazer a devida conferência dos impostos, sinalizando dessa forma que os impostos inseridos estão corretos, ou caso não tenha nenhum imposto, estará sinalizando que é correto e esperado não haver nenhum imposto nesse contrato.
Como ativar o controle de conferência de impostos?
Para ativar o controle, devemos seguir o caminho no menu lateral: Suprimentos > Apoio > Configurações de Autorização > Contratos > Habilitar a flag “Exigir que os impostos sejam marcados como conferidos”.
Quando o controle de impostos conferidos é ativado, os impostos de contratos já existentes serão considerados como “conferidos” automaticamente, para que não sejam afetados pelo novo controle. Dessa forma, garantimos que apenas os contratos gerados a partir do momento da ativação do controle passem pelo crivo de conferência.
Como fazer a conferência de impostos de um contrato?
Com o controle ativado, todos os novos contratos exigirão a conferência de impostos. Para isso, deve-se acessar a aba de “Impostos” do contrato, onde será possível visualizar a flag “Impostos conferidos”.
Após fazer as devidas conferências e marcar a seleção, será apresentado uma tela de confirmação da conferência no seu navegador, selecione “OK” para confirmar a conferência dos impostos.
Atenção! A conferência só será efetuada se o usuário possuir a ação de usuário “9024 - SUP – MED – Contratos – Cadastros – Impostos – Conferir Impostos”. Essa ação deve ser autorizada em “Segurança > Autorizações > Usuários/Perfis > Ações do Usuário/Perfil”. Caso contrário, será apresentada a mensagem de impedimento.
Esse controle de ação de usuário permite direcionar exatamente os usuários que serão responsáveis pela conferência, não precisando ser necessariamente a pessoa que cadastra os impostos.
A flag de “Impostos conferidos” pode ser marcada ou desmarcada, dessa forma é possível desfazer a marcação caso tenha feito a conferência erroneamente, ou caso queira desfazer para que outra pessoa faça a conferência.
Atenção! Tenha cautela quando for desmarcar a conferência em contratos que já estão em andamento, pois não será possível realizar medições enquanto o contrato estiver incompleto.
Como desativar o controle de conferência de impostos?
Para desativar o controle, devemos seguir o mesmo caminho no menu utilizado para ativá-lo: Suprimentos > Apoio > Configurações de Autorização > Contratos > Desabilitar a flag “Exigir que os impostos sejam marcados como conferidos”.
Atenção! Quando o controle de impostos conferidos é desativado, todo o controle de conferência dos impostos é interrompido, dessa forma, eventuais contratos que estivessem incompletos apenas pelo motivo de “impostos não conferidos” passarão a ficar completos e consistentes, tornando o contrato válido para ser autorização e receber medição.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!