O relatório Mapa de Cotações oferece informações essenciais para apoiar a tomada de decisão, incluindo dados como ”Último preço autorizado“, ”Último preço” e ”Melhor preço“. O campo ”Último preço autorizado” complementa o ”Último preço“, uma vez que, em alguns casos, o ”Último preço” refere-se a um pedido de compra ou contrato que foi reprovado ou ainda não passou pela autorização. Nesse contexto, esse preço não deve ser utilizado como referência, pois ainda não foi devidamente avaliado.
O campo “Último preço autorizado” exibe o preço negociado no pedido de compra/contrato mais recente para esse insumo e obra, considerando apenas aqueles que já foram autorizados. Registros reprovados ou pendentes no fluxo de autorização serão desconsiderados.
O campo “Último preço” exibe o preço negociado no pedido de compra/contrato mais recente para esse insumo e obra, independentemente da situação de autorização.
O campo “Melhor preço” identifica, no relatório Mapa de Cotações, o melhor preço entre os 10 registros mais recentes de pedidos de compra e contratos de um determinado insumo.
Dica! Se o pedido de compra/contrato mais recente desse insumo já estiver autorizado, o “Último preço” coincidirá com o “Último preço autorizado”, o que provavelmente será uma situação comum.
- Entendendo o Último preço autorizado e Último preço
O relatório Mapa de Cotações pode ser gerado tanto pelo menu de Cotações quanto pela tela de autorização de pedidos e contratos. Os campos “Último preço autorizado” e “Último preço” consideram os registros de pedidos de compra e contratos de insumos.
- Entendendo o Melhor preço
O relatório Mapa de Cotações tem como objetivo identificar o melhor preço entre os 10 registros mais recentes de pedidos de compra e contratos do insumo, considerando a ordem cronológica.
Dica! Se algum contrato de insumo for cadastrado com o preço unitário de R$ 0,0000, esse valor será exibido no relatório, o que pode gerar a impressão de que não há um “Último preço”, “Último preço autorizado” ou “Melhor preço”. Portanto, recomendamos a prática de não cadastrar contratos de insumo com preço zerado.
Além disso, o preço apresentado pode ou não levar em consideração os detalhes e as marcas dos insumos, conforme explicado a seguir.
Ao emitir no menu de relatórios de Cotações de Preços:
- Por padrão, o relatório não considera detalhes e marcas, mas é possível incluí-los ao selecionar a opção “Apresentar o melhor e último preço considerando detalhe/marca” na emissão do relatório.
Na tela de autorização de pedidos de compra e de contratos de insumos:
- A consideração de detalhes e marcas dependerá da opção selecionada no parâmetro “1264 - Diferenciação de detalhe/marca nos relatórios derivados do relatório Mapa de Cotações nas telas de autorização de pedidos e contratos”.
Atenção!
Esses dados podem ser visualizados no relatório Mapa de Cotações. No entanto, como mencionado, o Mapa de Cotações é utilizado juntamente com outros relatórios vinculados a cotações, e, portanto, esses dados também são apresentados em outros relatórios.
Referente aos relatórios disponíveis no parâmetro “532 - Relatório a ser emitido a partir da página de autorização de pedidos de compras”:
- Mapa de Cotações;
- Análise de Pedido de Compra para Autorização;
- Análise de Pedido de Compra para Autorização (com totalização);
- Análise de Pedido de Compra para Autorização (com apropriação de obra do insumo);
- Resumo do Pedido de Compras – Com quantidade para aprovação discriminada;
- Análise de Pedido de Compra para Autorização (com totalização seguindo configuração apropriação de obra).
Referente aos relatórios disponíveis no parâmetro “534 - Relatório a ser emitido a partir da página de Autorizações de Contratos”:
- Mapa de Cotações;
- Análise do Contrato para Autorização.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!