Como emitir o relatório Análise do Histórico de Pedidos de Compra?

O relatório Análise do Histórico de Pedidos de Compra permite comparar os preços e fornecedores de um insumo ao longo do tempo, auxiliando na tomada de decisões de compra mais econômicas e estratégicas.


Esse relatório exige que seja selecionado um insumo específico, seja ele de uma obra ou diretamente da tabela geral (nesse caso estaria vendo dados de todas as obras que usam essa tabela). 


A análise apresenta as datas e os pedidos em que esse insumo foi comprado com o menor preço, maior preço e último preço (mais recente), havendo também a opção de apresentar no relatório o nome do fornecedor referente a cada pedido.


Confira abaixo mais detalhes sobre os filtros disponíveis e informações mais importantes apresentadas neste relatório.



Passo a passo


Este relatório pode ser emitido em Suprimentos > Compras > Relatórios > Pedidos de Compra > Análise do Histórico de Pedidos de Compra


  

1. Os filtros


Atenção! Os filtros marcados com * (asterisco) são de preenchimento obrigatório para realização da consulta. E é obrigatório definir uma obra ou uma tabela para emissão desse relatório. 


Obra: campo para seleção da obra considerada na emissão do relatório; 


Tabela: esse campo pode ser utilizado para consultar um insumo, sem especificar sua obra. Desta forma, será analisado o histórico de pedidos de compra de um determinado insumo dentro de diferentes obras.


Insumo*: informe o insumo que deseja analisar o histórico de preços, após informar uma obra ou tabela.


Detalhe: informe o detalhe do insumo que deseja analisar o histórico de preços.


Marca: informe a marca do insumo que deseja analisar o histórico de preços. 


Fornecedor: informe um fornecedor que deseja analisar o histórico de preços.


Período*: data inicial e data final dos pedidos a serem considerados no relatório. Basicamente, a data limite dos lançamentos. Os pedidos com data anterior e posterior às informadas não serão considerados.


Valores corrigidos pelo*: defina um indexador para realizar uma correção nos valores. 


Máxima variação sobre o menor preço: defina uma porcentagem máxima para variação sobre o menor preço


( ) Imprimir fornecedores de maior, menor e último preço: marque esta flag caso deseje analisar os fornecedores de cada preço apresentado no relatório.



2. Informações mais importantes apresentadas no relatório


Insumo: código e descrição do insumo. Caso a flag "Imprimir fornecedores de maior, menor e último preço for marcada, será apresentado também o nome do fornecedor responsável por cada preço.


Un.: unidade de medida do insumo.


Menor Preço, Maior Preço e Último Preço: serão apresentadas as informações correspondentes ao menor preço, maior preço e último preço conforme filtros aplicados na emissão do relatório.

  

Data: data do pedido de compra referente ao menor, maior e último preço.


Quantidade: quantidade total do insumo no pedido de compra referente ao menor, maior e último preço.


Preço: preço líquido do insumo no pedido de compra referente ao menor, maior e último preço.


Pedido: número do pedido de compra referente ao menor, maior e último preço.



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Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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