Caso você tenha configurado uma conta para a cobrança escritural de uma empresa, mas surge a necessidade de gerar arquivo remessa para os títulos de outra é necessário que o parâmetro 1185 esteja habilitado para permitir esta operação.
Você não precisa possuir uma conta configurada para cada empresa, é possível ter uma única cobrança para todos os seus títulos.
Pré-requisito
Para verificar o parâmetro, é necessário estar autorizado. Caso você não tenha autorização, solicite a um usuário administrador a permissão das ações 686, 11, 12 que será concedida em Segurança > Autorizações > Usuários > Ações do usuário.
É necessário que haja ao menos uma conta configurada no sistema. Para realizar essa configuração, acesse: Financeiro > Contas a Receber > Cobrança Escritural > Configuração.
Para localizar a conta corrente no momento da geração, o usuário precisa ter permissão para acessar os dados financeiros de ambas as empresas. Essa autorização se dá em Segurança > Autorização > Usuários > Empresas na função 1 “Acesso aos dados da empresa”.
Passo a passo
Primeiramente, é indispensável habilitar o parâmetro para permitir que seja possível tal operação. Para configurar o parâmetro 1185, siga os passos abaixo.
Acesse: Segurança > Administração > Parâmetros.
Consulte pelo código: 1185.
Edite clicando no lápis.
Para que seja habilitado deverá optar pela opção sim, na qual irá permitir gerar cobrança de uma empresa X utilizando conta corrente da empresa Y.
Após habilitar o parâmetro, o usuário já poderá escolher a conta corrente desejada para geração do arquivo remessa.
Acesse: Financeiro > Contas a Receber > Geração do Arquivo Remessa.
Ao acessar a tela, nos campos referentes aos parâmetros de seleção, você deverá localizar a empresa a qual o título pertence.
Nos campos destinados ao preenchimento das informações para geração do arquivo remessa, o usuário poderá inserir a empresa na qual a conta pertence e na sequência localizar a conta corrente.
- Após preencher todas informações obrigatórias, clique em “Gerar arquivo remessa”, baixe ao arquivo e envie ao banco.
Atenção! Qualquer alteração no parâmetro deverá ser comunicada à sua equipe, isto facilitará o entendimento do procedimento adotado por sua empresa nestes casos.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!