Por que aparece a mensagem “Data da baixa é inferior a data contábil”?

Você está tentando realizar uma baixa e o sistema apresenta a seguinte mensagem de validação: Data da baixa é inferior a data contábil. 


Isso ocorre porque você está tentando efetuar o recebimento de um título antes da data de contabilização do mesmo. 

 

Pré-requisito  

Existir um título com parcela em aberto. 

 

Passo a passo  

Neste caso, para realizar este ajuste temos duas opções:  

  • alterar a data da baixa para uma data igual ou superior a data contábil do título; 
  • alterar a data contábil do título para uma data superior a data da baixa.  

 

Sugestão 1: Altere a data da baixa para uma data igual ou superior a data contábil do título em: Financeiro > Contas a Receber > Baixa > Inclusão. 

  1. Acesse: Financeiro > Contas a Receber > Baixa > Inclusão. 

  2. No campo Data da baixa, informe a nova data conforme a imagem abaixo: 

     

Sugestão 2: Altere a data contábil do título para uma data superior a data da baixa em: Financeiro > Contas a Receber > Títulos. 

  1. Acesse: Financeiro > Contas a Receber > Títulos. 

  2. No campo Data contábil, informe a nova data. 
    Atenção! A data contábil não pode ser inferior a data de emissão, nem posterior ao recebimento.  

  3. Salve as alterações. 


     

     






    Dica!  Se mesmo fazendo essas alterações ainda persistir a mensagem, existe um parâmetro que influência nessa questão, acessando o caminho : Segurança / Administração / Parâmetro, busque pelo parâmetro 1016:

    Parâmetro 1016 : Permitir que seja realizado baixas do contas a receber com data contábil inferior a data contábil do título.

    Indique "SIM" se deseja que as baixas do contas a receber possam ser realizadas com data contábil inferior a data contábil do título.

    Indique: "NÃO", caso a data contábil não possa ser inferior.







Esperamos que este artigo tenha ajudado!  

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