Estou querendo excluir uma baixa que foi feita errada, mas me aparece essa mensagem “Movimento da baixa já foi conciliado.” e não estou conseguindo alterar. O que eu faço?
Os procedimentos de baixas e conciliações são complementares, com a conciliação você está confirmado que aquele movimento corresponde mesmo uma movimentação em seu extrato bancário. Por este motivo, em caso de conciliação efetivada, não é possível efetuar alterações ou exclusões, pois a confirmação não poderá ser alterada.
Neste caso devemos entrar na conciliação bancária do dia em que se quer alterar, caminho (Financeiro > Caixa e Bancos > Conciliação Bancária > Manual) e desconciliar os movimentos que se deseja alterar para posteriormente efetuar a alteração ou exclusão do título.
Esta trava acontece por motivos de segurança, muitas vezes as movimentações como são informações extremamente importantes é melhor que se tenha maior controle sobre as ações para que não possam ser feitas sem intensão, trazendo maior precisão às informações inseridas no sistema.
Passo a passo
Abaixo estão as principais telas que serão utilizadas e uma breve explicação.
Retirada da conciliação:
Acesse Financeiro > Caixa e Bancos > Conciliação Bancária > Manual.
Consulte de acordo com os dados da baixa.
Desmarque a flag anteriormente utilizada para confirmar a movimentação, conforme a figura abaixo.
Salve a tela para confirmar a ação.
Após desfazer a conciliação bancária, podemos voltar a tela de alteração/exclusão de baixa, figura a seguir. Para editar informações a baixa devemos clicar no lápis de edição de registros da parcela desejada, efetuar a alteração necessária e salvar; ou apenas clicar no ícone de exclusão “Lixeira” e salvar a tela para confirmar a exclusão do registro.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!