A repactuação é uma forma de ajuste das parcelas de um título a receber cujo tipo de correção é anual com “Correção Aniversário”. Títulos com correção anual podem ser definidos em acordo com o cliente. Geralmente a repactuação é realizada a cada 12 meses, após a data de emissão do título/data do contrato ou após o último reajuste.
Pré-requisito
Possuir um contrato de venda com correção anual aniversário e que esteja completando 12 meses.
Passo a passo
1- Para realizar a repactuação, deve acessar o caminho: Financeiro / Contas a Receber / Outras Funções / Repactuações, e preencha os parâmetros de consulta para localizar o título que será repactuado.

2- Ao realizar a repactuação, poderá editar os parâmetros avançados caso deseje modificar algo em relação ao que foi previamente cadastrado no contrato.
Não cobrar indexador: a repactuação será efetuada, a data base vai avançar, porém não terá reajuste de valores pois não será cobrado o indexador.
Sim: o resíduo será cobrado normalmente na repactuação, se o contrato estiver na opção de diluir resíduo será feita a diluição e a parcela de resíduo é baixada por outros. Na exclusão da repactuação, a baixa de outros é desfeita automaticamente e as parcelas retornam ao valor original.
Caso o contrato não tenha diluição de resíduo, ao marcar esta opção a parcela de resíduo permanece em aberto.
Cancelar cobrança de resíduo: o resíduo é baixado por cancelamento e a parcela é então liquidada. Em caso de exclusão da repactuação, a baixa de cancelamento é desfeita automaticamente, e o saldo da parcela é reaberto.
Caso tenha dúvidas sobre resíduo, pode verificar o artigo a seguir: O que é a parcela resíduo em contratos de correção anual?
Atenção! Caso seja necessário cancelar a parcela de resíduo, recomendamos utilizar a função "Cancelar cobrança de resíduo" dos Parâmetros Avançados no momento da repactuação.
Porém, se for preciso realizar o cancelamento via baixa manual, antes da repactuação, orientamos utilizar o tipo de baixa "Outros com Resíduo". Na exclusão da repactuação, a parcela baixada por "Outros com Resíduo" permanecerá baixada, não gerando reabertura de saldo.
3- Após realizar a consulta, é necessário verificar em "situação" se o título está apto para ser repactuado realmente, estando apto, vai apresentar a situação 0. Assim, basta selecionar a flag e clicar em salvar que o título estará repactuado.
Nota! A situação 0 não é a única que permite a repactuação, se o parâmetro 1119 estiver habilitado, permitirá a repactuação de títulos em situação 1, 2 ou 3, acessando no lápis de edição e salvar.
Dica! Após salvar a repactuação, poderá extrair o relatório extrato de cliente no caminho Financeiro / Contas a receber / Relatórios / Extratos / Extrato de cliente, onde visualizará a correção aplicada.
Nota! Não é possível realizar repactuações de forma automática, será preciso fazer manualmente.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!