Como realizar a correção anual pela repactuação no título a receber?

A repactuação é uma forma de ajuste das parcelas de um título a receber cujo tipo de correção é anual com “Correção Aniversário”. Títulos com correção anual podem ser definidos em acordo com o cliente. Geralmente a repactuação é realizada a cada 12 meses, após a data de emissão do título/data do contrato ou após o último reajuste.


Pré-requisito 


Possuir um contrato de venda com correção anual aniversário e que esteja completando 12 meses.



 

Passo a passo


1- Para realizar a repactuação, deve acessar o caminho: Financeiro / Contas a Receber / Outras Funções / Repactuações, e preencha os parâmetros de consulta para localizar o título que será repactuado.


2- Ao realizar a repactuação, poderá editar os parâmetros avançados caso deseje modificar algo em relação ao que foi previamente cadastrado no contrato. 


Indexador - responsável por definir qual indexador será utilizado no cálculo de reajuste.



Usar indexador do contrato: a repactuação será efetuada utilizando os valores do indexador cadastrado no contrato em questão. 

Não cobrar indexador: a repactuação será efetuada, a data base vai avançar, porém não terá reajuste de valores pois não será cobrado o indexador. 


Corrigir parcelas utilizando o percentual informado: a repactuação será efetuada utilizando o valor do percentual informado.



Cobrar resíduo - responsável por definir a cobrança do resíduo.


 


Sim: o resíduo será cobrado normalmente na repactuação, se o contrato estiver na opção de diluir resíduo será feita a diluição e a parcela de resíduo é baixada por outros. Na exclusão da repactuação, a baixa de outros é desfeita automaticamente e as parcelas retornam ao valor original. 

Caso o contrato não tenha diluição de resíduo, ao marcar esta opção a parcela de resíduo permanece em aberto. 


Cancelar cobrança de resíduo: o resíduo é baixado por cancelamento e a parcela é então liquidada. Em caso de exclusão da repactuação, a baixa de cancelamento é desfeita automaticamente, e o saldo da parcela é reaberto.


Caso tenha dúvidas sobre resíduo, pode verificar o artigo a seguir: O que é a parcela resíduo em contratos de correção anual? 


Atenção! Caso seja necessário cancelar a parcela de resíduo, recomendamos utilizar a função "Cancelar cobrança de resíduo" dos Parâmetros Avançados no momento da repactuação. 

Porém, se for preciso realizar o cancelamento via baixa manual,  antes da repactuação, orientamos utilizar o tipo de baixa "Outros com Resíduo". Na exclusão da repactuação, a parcela baixada por "Outros com Resíduo" permanecerá baixada, não gerando reabertura de saldo.


3- Após realizar a consulta, é necessário verificar em "situação" se o título está apto para ser repactuado realmente, estando apto, vai apresentar a situação 0. Assim, basta selecionar a flag e clicar em salvar que o título estará repactuado. 




Nota! A situação 0 não é a única que permite a repactuação, se o parâmetro 1119 estiver habilitado, permitirá a repactuação de títulos em situação 1, 2 ou 3, acessando no lápis de edição e salvar.


Dica! Após salvar a repactuação, poderá extrair o relatório extrato de cliente no caminho Financeiro / Contas a receber / Relatórios / Extratos / Extrato de cliente, onde visualizará a correção aplicada.


Nota! Não é possível realizar repactuações de forma automática, será preciso fazer manualmente.

 

 

Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Lamentamos não termos conseguido ajudá-lo(a) mais. Ajude-nos a melhorar este artigo com o seu feedback.