Como configuro o envio de notificação de cobrança para cliente?

A funcionalidade de Configuração de Notificação de Cobrança permite o envio automático de e-mails de cobrança aos clientes — antes, no dia ou após o vencimento da parcela.

Com a nova versão, é possível configurar notificações específicas conforme o tipo de documento vinculado à cobrança, permitindo mensagens personalizadas para diferentes contextos da empresa.

Além disso, a tela foi reorganizada para facilitar o uso:

  • Tela 1: consulta das notificações cadastradas;

  • Tela 2: cadastro e edição das configurações.


Pré-requisito 
As parcelas devem possuir cobrança bancária gerada para que a notificação possa ser enviada.

Dica! Caso tenha dúvidas na geração da remessa temos o artigo:  Como gerar boletos no Sienge? : Sienge Plataforma

 

Passo a passo 

 

1. Acesse o caminho:

Financeiro → Contas a Receber → Cobrança Escritural → Configuração de Notificação de Cobrança


2. Crie ou edite uma configuração

  • Clique em Novo para inserir uma nova notificação;

  • Ou clique no ícone de lápis para editar uma configuração existente.


  • Configurações disponíveis

Momento de envio

Define quando o e-mail será enviado em relação à data de vencimento:

  • “-5” → envia 5 dias antes do vencimento;

  • “0” → envia no dia do vencimento;

  • “5” → envia 5 dias após o vencimento.


Assunto e corpo do e-mail

Permite personalizar a mensagem enviada ao cliente.
Você pode inserir parâmetros dinâmicos (como nome, valor e data) — basta copiar e colar o código correspondente no corpo do e-mail.


Periodicidade

Define a frequência de envio da notificação:

  • Diária: envia o e-mail todos os dias a partir do número de dias configurado até que a parcela seja paga. Exemplo: com “-5”, o sistema enviará notificações diárias a partir de 5 dias antes do vencimento até o pagamento. 
  • Única: envia apenas uma única notificação conforme a configuração de dias. Exemplo: com “-5”, será enviada apenas uma notificação 5 dias antes do vencimento.

Atenção! se houver mais de uma configuração ativa, o sistema enviará notificações referentes a cada uma delas.


Enviar SMS

Disponível apenas para empresas integradas com o ZenviaPara habilitar, entre em contato com seu consultor. 


Anexar boleto

Permite incluir uma cópia do boleto no e-mail.

Dica! Escolha sempre a opção “segunda via”, para evitar gerar uma nova remessa ao banco.


Documento

Selecione uma lista de documentos nas quais devem ser enviadas as notificações de cobrança, separando as notificações em grupos.  


Essa melhoria traz mais flexibilidade e automação ao processo de cobrança, ajudando a manter uma comunicação clara e personalizada com os clientes.
Com as novas opções, é possível otimizar o acompanhamento financeiro e reduzir a inadimplência de forma prática e segura. 


Dica! Caso tenha dúvidas em como habilitar a notificação: Como faço para habilitar a notificação de cobrança?


Esperamos que este artigo tenha ajudado!




 

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