O Sienge possui o relatório de Imposto de Renda que é gerado automaticamente com base nas informações dos contratos e suas baixas.
Pré-requisito
Possuir um contrato cadastrado no sistema e que tenha baixas realizadas para o ano base que deseja as informações do relatório.
Passo a passo
1) Acessar Financeiro / Contas a Receber / Relatórios / Outros / Receita Federal / Imposto de Renda

1.1) Insira as informações do título que deseja gerar o relatório e clique em "visualizar"
Dica!
Caso deseje enviar o relatório para o email do cliente é só clicar em "enviar por email"
Ao gerar o relatório caso o contrato tenha um cliente principal e cônjuge cadastrados, é necessário desmarcar a flag " Agrupar informações somente no CPF do cônjuge principal" para que o relatório seja gerado para cada cliente do contrato.

Lembrando que o relatório será gerado conforme o percentual informado na aba "clientes do contrato" para os clientes secundários.

Caso tenha sido realizada cessão de direitos para o contrato, ao gerar o relatório a flag "Exibir dados somente do cliente atual" deve estar desmarcada para que o relatório seja gerado com informações para ambos clientes, o antigo e o atual. 
Existe a possibilidade de gerar o arquivo com informações da SPE, e não da SCP. Para isso, existe a flag "Exibir dados da SPE no cabeçalho do relatório". Isso facilita o cliente a emitir o relatório para o CNPJ correto, evitando quaisquer problemas fiscais.

Atenção! Para isso, é necessário que haja configuração em Contabilidade/Fiscal / Apoio / Grupo de Empresas Fiscais para que a flag seja aplicada de forma adequada. Tal configuração pode ser executada conforme passo a passo desse artigo: Como crio um grupo de empresas para a entrega de apurações fiscais?
Esperamos que este artigo tenha ajudado!