Deseja realizar baixa de um título ou parcela no contas a receber, mas possui dúvidas sobre qual o tipo de baixa que deverá utilizar. Veja abaixo cada tipo de baixa existente no módulo Contas a receber do Sienge e seu significado.
Nota! Os tipos de baixas são um rol já preexistente no sistema, para todas as empresas, onde não poderá ser incluso um novo tipo de baixa, sendo assim, é necessário que a baixa seja feito escolhendo um tipo já existente.
Passo a passo
Os tipos de baixas podem ser visualizados no caminho Financeiro / Contas a Receber / Baixa / Inclusão.
Abatimento de Adiantamento: Caso o cliente possua saldo de adiantamento, é possível realizar baixas para abater o valor do saldo. Este tipo de baixa tem o mesmo efeito que uma baixa por cancelamento.
Adiantamento: A baixa por adiantamento deve ser utilizada para informar adiantamentos realizados pelo cliente. Este tipo de baixa tem o mesmo efeito que uma baixa por recebimento. É possível também informar saldo inicial para o cliente.
Bonificação: A baixa por bonificação deve ser utilizada para informar pagamentos que os clientes não realizarão por algum bônus recebido. Este tipo de baixa tem o mesmo efeito que uma baixa por cancelamento.
Cancelamento: A baixa por cancelamento deve ser utilizada quando se deseja cancelar uma parcela sem excluí-la do título, para manter o registro no sistema e permitir a visualização através de consultas e relatórios.
Atenção! A baixa por cancelamento não gera movimentação de caixa ou banco e a parcela deixa de constar como valor a receber.
Outros: A baixa do tipo Outros deve ser utilizada para registrar situações em que o cliente não realizará o pagamento por algum motivo. Este tipo de baixa tem o mesmo efeito de movimentação financeira do tipo cancelamento.
Atenção! Em títulos com correção anual, para que a baixa seja considerada total, é necessário lançar o valor integral da parcela, ou seja, o valor original acrescido da correção monetária; caso seja lançado um valor inferior, o sistema registrará como baixa parcial, mantendo saldo em aberto.
Outros com Resíduo: A baixa do tipo Outros com Resíduo funciona de forma semelhante à baixa por Outros, pois não gera movimentações financeiras. A diferença é que, quando utilizada em títulos com correção anual, o sistema registra uma baixa parcial correspondente ao valor original da parcela e, em seguida, uma baixa de repactuação referente ao resíduo da correção monetária. Caso a configuração de gerar resíduo esteja ativada, a diferença será adicionada em uma parcela de resíduo ao final do contrato.
Atenção! Recomenda-se dar preferência e somente utilizada para títulos com correção anual, garantindo que o sistema registre corretamente a baixa parcial do valor original e a baixa de repactuação referente ao resíduo da correção monetária. Para demais tipos de baixa, como Cancelamento ou Outros, o sistema não gera movimentações financeiras, e o uso deve ser avaliado conforme a necessidade de registrar a correção monetária.
Por Bens: A baixa por bens deve ser utilizada para informar pagamentos que os clientes tenham realizado com bens, por exemplo: carros, casas. Este tipo de baixa tem o mesmo efeito que uma baixa por cancelamento.
Promoção: A baixa por promoção deve ser utilizada para informar pagamentos que os clientes não necessitarão realizar, devido há alguma promoção realizada. Este tipo de baixa tem o mesmo efeito que uma baixa por cancelamento.
Recebimento: A baixa por recebimento deve ser utilizada para informar pagamentos que os clientes tenham realizado.
Atenção! As baixas por recebimento de parcelas que tenham correção mensal, tem como característica baixar as parcelas com opção Total, apresentando o valor líquido, o valor principal e o saldo da parcela. As baixas por recebimento de parcelas que tenham correção anual, no campo Baixar aparece automaticamente a opção Parcial, apresentando o valor líquido igual ao valor original e o saldo relativo à correção da parcela no campo Correção.
Sorteio: A baixa por sorteio deve ser utilizada para informar pagamentos que os clientes não necessitarão realizar, devido há algum sorteio realizado. Este tipo de baixa tem o mesmo efeito que uma baixa por cancelamento.
Substituição: A baixa por substituição deve ser utilizada quando o recebimento é realizado por outro título.
Atenção! A baixa por substituição funciona da mesma forma que a por cancelamento, não gera movimentação de caixa ou banco e a parcela deixa de constar como valor a receber. Neste momento, passa a existir um vínculo entre os dois títulos sendo que um deverá ter sido baixado por substituição ao outro e este deverá ser baixado por recebimento.
Dica! Saiba mais em: Como realizar baixas de títulos ou parcelas com correção anual no módulo de Contas a Receber?
Esperamos que este artigo tenha ajudado!