Como realizar a Importação de Títulos

Quer importar Títulos de Taxa de Obra da CEF? Ou precisa importar taxas e tributos vinculador ao contrato de venda? 

 

Já está disponível o novo recurso de Importação de Títulos, que possibilita a geração de um novo título avulso ao contrato de venda ou a inclusão de novas parcelas a um título avulso já existente. 


 


Objetivo: Permitir a importação de Títulos ou parcelas relativos à taxa de obra gerados pela Caixa Econômica Federal, ou taxas e tributos associados ao contrato de venda de imóvel.


Passo a passo

Como acessar: Acesse Financeiro/ Contas a Receber/ Outras Funções/ Importação de Títulos  

  


Passo 1: Na área “Parâmetros de Importação do Título” você verá os seguintes campos, conforme imagem abaixo:  


Padrão do plano de fundo 
Descrição gerada automaticamente
 

Sendo os campos: 


  • Empresa (campo NÃO OBRIGATÓRIO) - poderá ser informado pelo usuário ou não:
  1. Se for informada a empresa todos os títulos/ parcelas serão criados ou importados na empresa informada; 
  2. Se Não for informado o Sienge encontrará a empresa associada ao contrato Comercial com o número de “Contrato de Financiamento” = Número de Contrato CEF do arquivo; 
  • Centro de Custo (campo NÃO OBRIGATÓRIO): poderá ser informado pelo usuário ou não: 
  1. Se for informada o Centro de Custo todos os títulos/ parcelas serão criados ou importados no Centro de Custo informado; 
  2. Se Não for informado o Sienge encontrará o Centro de Custo associada ao contrato Comercial com o número de “Contrato de Financiamento” = Número de Contrato CEF do arquivo; 
  • Documento (campo OBRIGATÓRIO): deve ser informado pelo usuário. Esta informação também é critério para a criação de novos títulos acima como o campo acima já descrito; 
  • Portador (campo OBRIGATÓRIO): deve ser informado pelo usuário; 
  • Tipo de Condição (campo OBRIGATÓRIO): deve ser informada a condição de pagamento. Não será possível informar indexador, Juros ou informações para reajuste pois esta importação trata apenas títulos e parcelas não reajustáveis e sem juros destacados ou embutidos. 
  • Plano Financeiro (campo OBRIGATÓRIO): deve ser informado pelo usuário. Esta informação é critério para a criação de novos títulos. Consistir se o Título já existe com os seguintes critérios: 
  • Mesmo Tipo de Documento.

  • Mesmo Plano Financeiro.

    Mesmo cliente para o contrato CEF.

    SE já existir incluir nova parcela, e atualizar o valor total do título. 

    SE NÃO existir criar novo Título. 


Passo 2: Na área “Identificação do arquivo" você verá os seguintes campos, conforme imagem abaixo:  


Tabela 
Descrição gerada automaticamente
 

Sendo os campos:  


  • Pular linha de cabeçalho do arquivo: este campo deve ser marcado apenas quando, a primeira linha da planilha for de identificação dos campos (com o nome de cada coluna). Caso a primeira linha já seja de dados, não há necessidade de marcar este campo. 


Ao realizar o contrato considerar (campo obrigatório): este campo mostra ao Contas a Receber com qual campo do contrato comercial, o Sienge fará a comparação do número do contrato     que se encontra no arquivo, sendo as opções: 


digo do Contrato Comercial que corresponde ao campo de Código, na emissão do contrato. Este valor é um sequencial e gerado automaticamente pelo Sienge;

 

Número do Contrato Comercial que corresponde ao campo de “Contrato” sendo um campo informado pelo usuário comportando valores alfanuméricos; 


Contrato de Financiamento que corresponde ao número de contrato de financiamento junto a CEF, campo de 'Nº do contrato com a instituição financeira', cadastrado dentro de contratos com crédito associativo. 




  • Posição do número do contrato do contrato no arquivo: neste campo deve ser informado o número que corresponde a coluna ou posição do arquivo, correspondente ao número do contrato. (Ex: Coluna A = 1) 
  • Posição do Valor Pago no Arquivo: neste campo deve ser informado o número que corresponde a coluna ou posição do arquivo, correspondente ao valor pago, que será o valor da parcela; 

Os próximos campos o usuário poderá informar a posição no arquivo para que busque em determinada coluna, OU pode informar um valor fixo.  


Atenção! Na planilha, os valores deverão estar com pontos ao invés de vírgulas.


Atenção! NUNCA INFORME A POSIÇÃO E A DATA, pois as opções são excludentes. 


  • Posição da Data de Emissão:  no arquivo ou data fixa;  

        Se for um novo Título, o usuário poderá indicar ou buscar do arquivo usando a coluna informada; 

        Se estiver sendo criada uma parcela, não haverá data de emissão e será respeitada a data do Título já existente.  

  • Posição Data de Vencimento no arquivo ou data fixa;  
  • Posição Data de Competência no arquivo ou data fixa;  

        Se for um novo Título, o usuário poderá indicar ou buscar do arquivo usando a coluna informada; 

        Se estiver sendo criada uma parcela, e não for configurado para que haja data de competência por parcela, este campo não será utilizado. 


Passo 3: Na área “Informações sobre acréscimo de Mora“, tela abaixo, nenhuma informação é obrigatória, porém se informada será o padrão para cálculo em caso de atraso; 


 

 


Passo 4: Na área “Importar Arquivo“, tela abaixo, o usuário deverá selecionar o arquivo que deseja importar. 


 


Atenção! O Arquivo deverá conter no máximo 1.000 (mil) linhas de registro.


Atenção! Caso tenha dúvidas sobre como configurar a planilha para importação de títulos temos o artigo: Importação de Títulos - modelos para importação
No artigo você encontra o passo a passo para realizar a configuração do documento e também um documento modelo.



Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

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