Está em dúvida se o e-mail com boleto foi enviado para os clientes após gerar a remessa de cobrança? É possível conferir através do relatório de envio de e-mail. Saiba como se certificar do envio do e-mail.
Pré-requisito
É necessário que as flags "Imprimir boletos de cobrança" e "Enviar boletos por e-mail" sejam marcadas no momento da geração da remessa.
O usuário precisa ter a autorização 8253 para acessar o relatório de envio de e-mails. Para isso, um usuário administrador deve acessar Segurança/ Autorizações/ Usuários/ Ações do usuário, selecionar o usuário que deseja ter acesso ao relatório e inserir o código da ação, consultar, marcar a flag e depois salvar.
Passo a passo
Para ter acesso ao relatório de envio de e-mails, o caminho é Financeiro / Contas a Receber / Relatórios / Outros / Outros Relatórios / Envio de E-mail.
Poderá filtrar por empresa, centro de custo, cliente, situação e origem dos e-mails. O campo período é obrigatório ser preenchido.
No exemplo abaixo, queremos saber quais e-mails foram enviados aos clientes do empreendimento 993 no período de 01/01/2023 a 30/04/2023. Aqui, estamos considerando e-mails em todas as situações e queremos consultar e-mails com todas as origens.
Ao gerar o relatório, vemos informações como o assunto do e-mail, para qual cliente foi enviado, o e-mail do cliente, a data, etc. A tabela de legenda mostra o que significam os códigos das colunas "Referência" e "Origem".
Então, por este relatório, vemos que no período de 01/01/2023 a 30/04/2023, 3 e-mails foram enviados a clientes do empreendimento 993 e todos estão na situação "Enviados com sucesso".
Se desejar ver os e-mails que foram enviados a partir da tela de geração de arquivo remessa, marcar a seguinte opção no campo "Origem".
Ao marcar a flag "Exibir log de envio" antes de emitir o relatório, a seguinte coluna será acrescentada ao relatório.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!