A nova tela de Saldo Devedor Presente foi desenvolvida com base no Relatório Saldo Devedor Presente. O objetivo da migração para a nova tecnologia é facilitar a consulta e exibição dos itinerários e parcelas aos usuários, trazendo todas as informações relevantes sobre a coleta. Com isso, não é necessária a obrigatoriedade de envio de um pdf, todas as informações serão exibidas na tabela. Além disso, é permitida a criação de visões e download de planilhas para análise.
Pré-requisito
- Ser cliente Sienge , com usuário logado que tenha acesso ao Financeiro – Contas a Receber – Relatórios – Extratos – Saldo Devedor Presente.
- Possuir autorização na ação do usuário 1579 – FIN – CRC – Relatórios – Extratos – Saldo Devedor Presente.
Passo a passo
a) Como acessar:
Menu – Financeiro > Contas a Receber > Relatórios – Extratos – Saldo Devedor Presente.
b) Recursos Disponíveis:
Exportação de dados em csv, excel e pdf. Fácil visualização das informações do título a receber e das parcelas. Exibição de valores a receber e recuperados. Colunas personalizáveis conforme as necessidades do usuário. Soma das colunas de valores, filtros avançados, bandeiras para consulta, diversas possibilidades de alteração para execução da consulta. Possibilidade de trazer o saldo devedor a valor presente. Aplicação de desconto comercial. Ordenação crescente e decrescente entre os valores das colunas.
Logo abaixo, estão descritos brevemente os recursos disponíveis nessa funcionalidade.
Novo Relatório Saldo Devedor Presente
Na imagem abaixo, é possível visualizar a nova tela do Relatório.
Filtros como título, empresa, centro de custo, unidade, cliente, documento, número do documento, status da parcela, dados de vencimento, juros e desconto comercial são padrões e totalmente selecionados permanentemente na tela.
O botão “Limpar” permitirá que os filtros selecionados sejam limpos para um novo preenchimento de consulta. O botão “Consultar” permite realizar a consulta conforme filtros previamente selecionados.
Em “+ Mais filtros” é possível visualizar os acréscimos e parâmetros avançados, conforme apresentado nas imagens abaixo.
Resultados da Consulta
Na imagem abaixo temos uma visão ampliada das colunas exibidas na tela de resultados.
1) Colunas: Permite aos usuários definir as colunas e as informações desejadas para exibição na classificação de dados (tabela de dados). Isso fornece facilidade na visualização dos dados.
Conforme imagem acima, por padrão, os resultados serão apresentados iniciando por título, parcela, informações da empresa e centro de custo, documentos e informações de cliente. Entretanto, é possível deslocar a tela à direita para visualizar mais informações.
Dica! É possível ocultar colunas e fixar outras, conforme a necessidade de visualização das informações.
Esta tela apresenta diversas colunas. Na sequência, estão descritas todas as colunas:
Título | Exibe o número do título |
Parcela | Exibe o número da parcela |
Código da empresa | Apresenta o código da empresa |
Empresa | Apresenta o nome da empresa |
Centro de custo | Apresenta o código do centro de custo |
Centro de custo | Apresenta o nome do centro de custo |
Documento | Apresenta o nome do documento |
Nº do documento | Apresenta o número do documento |
Código do cliente | Apresenta o código do cliente |
Cliente | Apresenta o nome do cliente |
Status da parcela | Apresenta se a parcela está paga, vencida ou à vencer |
Tipo de condição | Apresenta a condição de pagamento da parcela |
Dados de vencimento | Apresenta os dados de vencimento da parcela |
Valor original | Apresenta o valor original da parcela |
Indexador | Caso haja, apresenta o indexador da parcela |
Correção horária | Caso haja, apresenta o valor da correção monetária da parcela |
Juros contratuais | Caso haja, aplique os juros contratuais da parcela |
Valor Atualizado | A apresentação do valor original da parcela a, somada da correção monetária, juros contratuais e acréscimos |
Taxa administrativa | Apresenta a taxa administrativa do título , caso haja |
Seguro | Apresenta o valor do seguro, caso haja |
Valor corrigido | Apresenta o valor corrigido da parcela, ou seja, valor original somado do valor da correção e juros contratuais |
Base de dados de juros | Apresenta a base de dados de juros da parcela |
Juros % | Apresenta o percentual de juros contratuais da parcela caso haja |
Tipo de juros | Apresenta o tipo de juros da parcela, caso haja |
Correção de banco de dados | Apresenta um banco de dados para correção da parcela |
Correção de dados | Apresenta a correção de dados da parcela |
Dias para desconto VP | Apresenta o número de dias utilizados para calcular o valor presente da parcela |
Juros VP% | Apresenta o percentual de juros aplicado para trazer a parcela ao valor presente |
Valor desconto comercial | Apresenta o valor do desconto comercial , caso tenha sido selecionado nos filtros |
Dias de atraso | Apresenta o número de dias de atraso caso a parcela esteja vencida |
Multa | Apresenta o percentual de multa caso a parcela vencida |
Juros de mora | Apresenta o percentual de juros de mora caso a parcela esteja vencida |
Valor de acréscimos | Apresenta o somário de todos os acréscimos de mora da parcela |
Valor para receber | Apresenta o valor a receber da parcela |
Dados de baixa | Dados da baixa da parcela |
Valor da baixa | Valor total da baixa da parcela |
Recebimento líquido | Recebimento líquido da parcela |
Dica! Para facilitar a visualização das informações desejadas, é possível mover horizontalmente as colunas, e salvar uma visão conforme desejada. Assim, ao acessar a tela, será possível selecionar a visão mais adequada à análise desejada.
2) Filtros: Oferece a capacidade de definir filtros avançados para obter informações específicas, facilitando a análise de dados específicos.
3) Densidade: Permite ajustar o dimensionamento (volume) das informações exibidas na grade de dados (tabela de dados), tornando mais fácil lidar com grandes conjuntos de dados.
4) Visões Salvas: Os usuários podem selecionar uma visão para visualizar os dados de acordo com as colunas, filtros, densidade, ordenações e demais configurações que foram previamente customizadas. Isso é útil para acessar rapidamente configurações de análise comuns.
5) Salvar Visão: Os usuários podem salvar uma visão personalizada para seu uso pessoal, gravando a forma como as colunas, filtros, densidade, ordenação e demais configurações da tabela estão incluídas no momento em que a Visão é criada.
6) Gerar Relatório - Formatos de Exportação: Atualmente, está disponível a opção de gerar o relatório nos formatos CSV (Comma-Separated Values), XLSX e PDF que são úteis para exportar dados para outras ferramentas de Business Intelligence (BI) ou para compartilhar.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!