Como fazer controle de mútuo?

Esse artigo tem por finalidade apresentar como fazer controle de mútuo, utilizando o relatório Controle de Mútuo.

Quando se faz transações entre empresas, gera-se o processo de mutuo no sistema, a empresa que fez o pagamento de uma despesa que não é sua, fica com um crédito pendente no sistema, podendo ser compensado ou não, fica a critério do cliente desta forma para verificar saldo a compensar podemos utilizar o relatório Controle de Mutuo, este relatório permite um minucioso controle sobre as operações de mútuo (operações entre empresas) realizadas. As informações dos movimentos são apresentadas detalhadamente com a separação de recebimentos e pagamentos. 

 

Pré-requisito


Ter um titulo cadastrado na empresa A e feito o pagamento ou recebimento deste, utilizando uma conta corrente da empresa B ou movimentações financeiras feitas entre empresas.

 

Passo a passo    


Para gerar o relatório deve acessar: Contabilidade/Fiscal / Integração Contábil / Relatórios / Informações Financeiras / Controle de Mútuo.


No exemplo abaixo, simulamos ter um titulo cadastrado na empresa 600 e que no momento do seu pagamento, utilizamos uma conta corrente associada a empresa 298, diante disso, o relatório de controle de mútuo deve ser gerado desta forma para entendermos o processo:

O relatório apresentou a informação de que temos um crédito na empresa 298 e um débito na empresa 600. 

 

Agora, analisando essa operação no relatório extrato de contas (Financeiro > Caixas e Bancos > Relatórios > Extrato de Contas) os lançamentos serão apresentados conforme imagem abaixo, na conta mutuo a entrada da despesa sinalizando que a empresa 298 tem um credito em haver e na conta bancaria caracterizando a despesa efetiva.


Conta Mutuo da empresa 298:

Conta bancaria da empresa que efetivou o pagamento 298:


DICA! Caso queira zerar o saldo de mútuo deve realizar a operação inversa. Para isso, basta pagar despesas da empresa 298 utilizando uma conta corrente da empresa 600 ou realizar uma transferência entre empresas em caixas e bancos, transferindo um valor da empresa 600 para a empresa 298.



Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.