Geração do SPED Reinf com os eventos da série R-4000

O SPED Reinf é uma obrigação acessória responsável por enviar as informações de retenções e outras informações fiscais. 

 

O Sienge é um sistema preparado para auxiliar no envio desta obrigação acessórias, nesse sentido foi atualizado o registro R 4000 para facilitar a entrega de nossos usuários, para isso foi preparado o passo a passo nesse artigo, que facilitará o processo sobre a geração e envio dessas informações. 


Passo a passo  


Passo 1) Parametrização para a geração da série R-4000 


Como Acessar:   

Contabilidade/Fiscal > Obrigações Fiscais > SPED > EFD Reinf > Configurações. 

  • Ao acessar a tela de configurações selecione a empresa na grid de resultado da consulta selecione o ícone de edição;  



 

  • Em seguida será apresentada a tela ‘Cadastro de configurações do EFD Reinf’, nela aparecerá uma guia chamada ‘Configurações Eventos R-4010 e R-4020': 

  

  
  


  • Nessa guia você deverá parametrizar qual a data de competência deseja utiliza para a geração dos eventos R-4010 e R-4020.
Para o R-4010 temos três opções: 

 

 

 


Opção1) Data de emissão - essa data representa a data de emissão do título, que é informada na tela de cadastro do título a pagar, conforme fluxo abaixo: 

 

Como acessar: Financeiro > contas a pagar > título 

 

 

 

Opção 2) Data Contábil (título) - essa data representa a ‘Data Contábil’ dos títulos informados na guia ‘Informações’ para a contabilidade’, conforme fluxo abaixo: 

 

 Como acessar: Financeiro > contas a pagar > título 

 

 

 

Opção 3) Data Pagamento (1° baixa) - essa opção irá gerar as informações respeitando a data da primeira baixa do título, conforme exemplo no print abaixo: 

 

 


Atenção! Regularizamos a data da primeira baixa válida, não considerando baixa por cancelamento e estorno.

 

Para o R-4020 temos três opções: 


 


Opção 1) Data de emissão - essa data representa a data de emissão do título, que é informada na tela de cadastro do título a pagar, conforme fluxo abaixo: 

 

Como acessar: Financeiro > contas a pagar > título 

 

 

 

Opção 2) Data Contábil (título) - essa data representa a ‘Data Contábil’ dos títulos informados na guia ‘Informações para a contabilidade’, conforme fluxo abaixo 

 

Como acessar: Financeiro > contas a pagar > título 

 

 



Opção 3) Data de Vencimento 1° Parcela - essa data representa a ‘Data de Vencimento’ informada na primeira parcela dos títulos que é apresentada, conforme o fluxo abaixo: 

 

Como acessar: Financeiro > contas a pagar > título > aba ‘parcelas’  

 

 

 

  • Deverá parametrizar também a data do ‘Fato gerador CSRF’, contendo três opções:


a)Regime de competência - essa opção irá gerar as informações respeitando a data de emissão do título; 

b)Regime de caixa (primeira baixa) - essa opção irá gerar as informações respeitado a data da primeira baixa do título; 


c)Regime de caixa (proporcional) - essa opção irá gerar as informações proporcionalmente a cada baixa de título. 

 

Após realizar a configuração conforme a necessidade, clique na opção ‘Salvar’. 


Passo 2) Configuração  dos Impostos

 

Como Acessar: Apoio>Impostos>Cadastro 

 

Os impostos que serão gerenciados e enviados para base de dados da Receita Federal mediante a série R-4000 são: IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Juridica), PIS (Programa de Integração Social), COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social), CSLL (Contribuição sobre o Lucro Líquido) e CSRF (Contribuição Social Retidas na Fonte). Estes impostos deverão estar parametrizados com o tipo correto conforme as seguintes Siglas IRPF, IRPJ, PIS, COFINS, CSLL e CSRF, somente esses serão gerados dentro da série R-4000 do SPED Reinf.  


A Parametrização desses impostos poderá ser feita na tela de "Cadastro de Imposto", guia "Informações Gerais" no campo "Tipo", conforme imagem abaixo; 

 


 
 


Passo 3) Configuração da natureza do rendimento


Essas informações devem ser parametrizadas em dois campos conforme orientação a seguir: 

 

I) Cadastro do Credor 


Como Acessar: Apoio>Pessoas>Credores 

 

Pelo Cadastro do Credor, poderá ser vinculado uma Natureza de rendimento para cada credor e ao gerar os títulos para esse credor essa natureza será gerada de forma automática no título e poderá ser alterado caso necessário.  


As informações poderão ser preenchidas na tela de Cadastro de Credores, aba Cadastro na guia Fiscal conforme imagem abaixo:



 
 



II) Cadastro de Impostos para o Título - Contas a Pagar


Como Acessar: Financeiro>Contas a Pagar>Titulos 

 

A informação de Natureza de Rendimento também pode ser informada no título a pagar dentro da aba ‘Impostos’ conforme imagem abaixo:

 


 
 


Atenção! Depois de todas configurações praticadas, será o momento da Geração do SPED Reinf com os eventos da série R-4000.


Passo 4) Geração do SPED Reinf com os eventos da série R-4000 


Como Acessar:  Contabilidade/Fiscal > Obrigações Fiscais > SPED > EFD Reinf > Geração.   

 

Passo 1: Ao acessar este fluxo será apresentada a tela conforme imagem abaixo, onde incluímos a nova opção “R-4000”. 

 


 

O sienge buscará no banco de dados as movimentações que deverão ser enviadas dentro de cada família de eventos (R-2000 e R-4000), para ter acesso aos dados selecione a série de informações que deseja verificar. 

 


 
  

Passo 2: Selecione a aba R-4000, está aba apresentará outras novas abas com os eventos “R-4010 – Pagamentos/crédito a beneficiários pessoas físicas” e “R-4020 – Pagamentos/créditos a beneficiários Pessoa Jurídica”. 

 


 

 

Atenção! Para que seja gerada informações para o evento R-4010, deverá existir para o período selecionado “Contas a Pagar” com o tipo de documento “NFS - Nota Fiscal de Serviço” cujo credor da nota seja Pessoa Física. 

 


 
 
 

Passo 3: O Contas a Pagar deverá ter informação da “Natureza do Rendimento” e Imposto de Renda Retido, conforme imagem abaixo. 

 


 
 
 

Atenção!  Para que seja gerada informação no evento R-4020, deverá existir para o período selecionado “Contas a Pagar” com tipo de documento NFS – Nota Fiscal de Serviço cujo credor seja Pessoa Jurídica.  

 


 
 
 

Passo 4: O Contas a Pagar deverá ter informação da “Natureza Jurídica” e imposto retidos como IRPJ, CSLL, PIS e COFINS conforme imagem abaixo. 

 


 
 
 

Notas!  

  • Os outros eventos (R-4040 – Pagamentos/créditos a beneficiários não identificados e R-4080 - Retenção no Recebimento) não foi implementado no Sienge pois entendemos que não temos esses cenários em nosso seguimento.  
  • Todos os títulos com natureza de rendimento informado serão apresentados nos eventos da série R-4000, o controle de incluir as retenções para esse título é do usuário. 



Passo 5) Transmissão do SPED Reinf 

 

Como Acessar : Contabilidade/fiscal > Obrigações Fiscais > SPED >  EFD Reinf. 

Passo 1: Ao acessar este fluxo será apresentada a tela conforme imagem abaixo. 

 

 
 
 
 

Conforme destacado na imagem superior, podem ser gerenciadas as seguintes ações: 

 

Atualizar evento: Essa funcionalidade atualiza os dados dos eventos apresentados nas abas superiores da tela, caso tenha alguma inconsistência o sistema irá apresentar uma mensagem direcionando a um relatório listando todas as inconsistências. 

 

   

Excluir: Essa funcionalidade irá excluir a geração do período e todos os eventos gerados. 

 


 

Atenção! Caso haja eventos já transmitidos não será possível realizar a exclusão dos dados gerados. 

 

Relatório de acompanhamento: Essa funcionalidade traz um relatório com os dados gerados para cada evento. 

 


Nota!  A transmissão da série R-2000 permanece da mesma forma, já a transmissão da Série R-4000 é de forma assíncrona, enviamos os eventos, após isso precisamos disparar consultas para entender que o evento foi recepcionado e aceito na base de dados da Receita Federal. 

 

Passo 2: Para a transmissão da série R-4000, pressione a opção “Transmitir Eventos” localizando dentro da caixa “Série R-4000". 

 

Passo 3: Após a transmissão os eventos poderão ser consultados na aba acima da tela, onde poderá verificar o status que os eventos.

 


 
 

 

Passo 4: Após realizar toda a gestão das informações que deverão ser enviadas via Série R-4000 o evento de fechamento do período pode ser transmitido selecionando a opção “Fechar Lote Série R-4000" conforme imagem abaixo.

 


 
 

 

Passo 5: Após o envio do fechamento a tela apresentará o botão de consultar a transmissão do fechamento da Série R-4000. 

 


 
 

 

Passo 6: Ao realizar a consulta e a Receita Federal retornar a mensagem de fechamento com sucesso, caso seja necessário poderá realizar a reabertura do período para a inclusão ou retificação de algum evento, para isso acesse o botão conforme imagem abaixo: 

 


 
 

 

Passo 7: Caso necessário se selecionar a opção ‘Reabrir lote série R-4000', a tela apresentará uma opção para consultar o processamento da reabertura do período, conforme imagem abaixo: 

 


Ao selecionar a opção de consulta será apresentada uma mensagem do envio da reabertura. 

 


 

Atenção! Os botões para transmissão de eventos e fechamentos serão habilitados novamente após o processo. 


Esperamos que este artigo tenha ajudado! 




 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Desculpe-nos por não podermos ajudar. Ajude-nos a melhorar este artigo com seu feedback.