De acordo com o Decreto no 7.979, de 8 de abril de 2013, “O Sped é um instrumento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração contábil e fiscal dos empresários e das pessoas jurídicas, inclusive imunes ou isentas, mediante fluxo único, computadorizado, de informações.”
A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) é parte integrante desse instrumento- que tem por objetivo a substituição da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), desde o ano de 2014.
Desse modo, no armazenamento, validação, autenticação, referente a essa escrituração, podem ocorrer diversas inconsistências, que impedem o envio das informações aos órgãos reguladores.
Portanto, recomenda-se o máximo de atenção nos cadastros e configurações estabelecidas para a geração do arquivo da ECF.
Nesse sentido, esse artigo enfatiza em como deve se cadastrar a situação especial para gerar a ECF.
Pré-requisito
Ter o módulo fiscal ativo no Sienge, ter os cadastros básicos praticados, ter configurado os dados para gerar a ECF da melhor forma possível.
Passo a passo
Ao ir em: Contabilidade/Fiscal / Contabilidade / SPED / ECF - Escrituração Contábil Fiscal e gerar sua ECF e validar no PVA e se deparar com a mensagem a seguir:
Passo 1 - Informe no cadastro da empresa a situação especial, assim como a data da situação no
Passo 2 - Vá na tela de geração da ECF, informe a empresa e valide se está puxando a situação cadastrada no cadastro da empresa, conforme imagem abaixo:
Dica! Para evitar erros nas validações, preencha as informações da melhor forma possível.