Como cadastrar a situação especial para a ECF?

De acordo com o Decreto no 7.979, de 8 de abril de 2013, “O Sped é um instrumento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração contábil e fiscal dos empresários e das pessoas jurídicas, inclusive imunes ou isentas, mediante fluxo único, computadorizado, de informações.”

 

A Escrituração Contábil Fiscal (ECF) é parte integrante desse instrumento- que tem por objetivo a substituição da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), desde o ano de 2014. 

 

Desse modo, no armazenamento, validação, autenticação, referente a essa escrituração, podem ocorrer diversas inconsistências, que impedem o envio das informações aos órgãos reguladores.


Portanto, recomenda-se o máximo de atenção nos cadastros e configurações estabelecidas para a geração do arquivo da ECF. 


Nesse sentido, esse artigo enfatiza em como deve se cadastrar a situação especial para gerar a  ECF. 


Pré-requisito 


Ter o módulo fiscal ativo no Sienge, ter os cadastros básicos praticados, ter configurado os dados para gerar a ECF da melhor forma possível. 

 

Passo a passo 

Ao ir em: Contabilidade/Fiscal / Contabilidade / SPED / ECF - Escrituração Contábil Fiscal e gerar sua ECF e validar no PVA e se deparar com a mensagem a seguir:




Passo 1 - Informe no cadastro da empresa a situação especial, assim como a data da situação no

caminho: Apoio>Empresas>Cadastros>Consulta a empresa> Edita a empresa> aba "Contabilidade/fiscal".



Passo 2 - Vá na tela de geração da ECF, informe a empresa e valide se está puxando a situação cadastrada no cadastro da empresa, conforme imagem abaixo:



Dica! Para evitar erros nas validações, preencha as informações da melhor forma possível. 




Esperamos que este artigo tenha ajudado!



 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Lamentamos não termos conseguido ajudá-lo(a) mais. Ajude-nos a melhorar este artigo com o seu feedback.