A rotina contábil costuma ser bastante movimentada. Em dia de fechamento contábil as coisas podem ficar ainda mais complexas se o contador se deparar com a ausência de dados e informações cadastradas no financeiro que não foram integradas .
Nesse sentido, para minimizar esse desgaste, o Sienge conta com um sistema de Integração Contábil que integra os registros financeiros cadastrados no sistema diretamente com a contabilidade do próprio sistema ou com programas de terceiros.
No entanto, essa integração depende de diversas configurações e parametrizações contábeis que precisam ser devidamente configuradas pelo usuário.
Dica! Sobre esse aspecto, segue o nosso artigo de integração contábil que trata de todas as configurações essências para integração:
Como realizar a Integração contábil no Sienge?
Com essas configurações devidamente praticadas, se o seu titulo não foi para contabilidade, será o momento de revisar suas configurações, nessa ótica, esse artigo poderá te auxiliar nesse processo.
Pré-requisito
Ter adquirido o modulo de contabilidade e integração contábil
Ter a contabilidade devidamente implantada no Sienge
Ter feito as configurações e parametrizações para integração contábil conforme artigo acima disponibilizado na Dica.
Passo a passo
Como a contabilização do titulo depende de diversas configurações o usuário nesse caso precisará rever suas parametrizações, avaliando o documento utilizado, o centro de custos e as associações contábeis.
Avaliação do Documento
Passo 1- Avalie a configuração do documento do titulo utilizado, para isso vá em: Apoio / Documentos
Passo 2- Digite o código do documento utilizado no titulo, clique em consultar, edite no lápis conforme destaque a seguir:
Passo 3- Verifique dois campos que são configurados a contabilização, primeiro o campo da grid de informações gerais, e depois o campo da grid contabilidade, conforme destaque a seguir:
Ao descer a tela, grid contabilidade verifique a parametrização:
Atenção! A configuração será de acordo com a necessidade da organização, mas atente-se ao significado desses campos, pois ele que direciona a contabilização do documento, segue a definição de cada um dos campos:
Contabilizar conforme indicado no título: Marque esta opção para indicar que os títulos a pagar e a receber sejam contabilizados ou não conforme indicado no título quando for utilizado este tipo de documento.
Contabilizar somente a baixa: Marque esta opção para indicar que deve ser somente contabilizada a baixa quando for utilizado este tipo de documento para títulos a pagar e títulos a receber. Nestes casos a provisão desta receita ou despesa não será contabilizada.
Contabilizar sempre a baixa e título: Marque esta opção para indicar que devem ser sempre contabilizados o título e a baixa quando for utilizado este tipo de documento para títulos a pagar e títulos a receber.
Nota! O Histórico para integração contábil contém o texto que substituirá a macro “<histdoc>” configurada para o histórico contábil dos lançamentos associados ao documento.
Atenção! A data contábil do titulo, para ser contabilizado o mesmo, o sistema vai respeitar a data contábil do titulo e baixa e as parametrizações fiscais, para isso, ambos devem estar no mesmo período da integração. Exemplo: Um titulo com data contábil de 01/01/2022 não irá contabilizar em 01/05/2023 a menos (exceção) que esse tenha parcelas para serem contabilizadas, que nesse caso devem ser revisados os parâmetros de contabilização de parcelas.
Parametrizações gerais da base
Passo 1- Para avaliar as parametrizações gerais que influenciam na contabilização dos títulos do contas a pagar e contas a receber vá em: Segurança / Administração / Parâmetros
Passo 2- Para títulos do contas a pagar selecione parâmetro 42 e avalie as configuração- ao selecionar "Contabilizar título e baixa" para caso deseje que os títulos e a baixas sejam contabilizados ou "Contabilizar apenas baixa" para que sejam contabilizadas somente as baixas dos títulos. Caso seja selecionada esta opção, o campo "Contabilizar apenas a baixa" virá marcado automaticamente no cadastro de novos títulos a pagar.
Passo 3- Para títulos do contas a pagar selecione parâmetro 42 e avalie as configuração
Esse define se deve ser gerados lançamentos contábeis para a entrada dos títulos do contas a pagar, sendo que o "Sim" contabiliza e o "não" não contabiliza!
Passo 4- Para títulos do contas a receber selecione parâmetro 58 e avalie as configuração- "Contabilizar título e baixa" para que os títulos e a baixas sejam contabilizados ou "Contabilizar apenas baixa" para que sejam contabilizadas somente as baixas dos títulos. Caso seja selecionada esta opção, o campo "Contabilizar apenas a baixa" virá marcado automaticamente no cadastro de novos títulos a receber.
Atenção! As alterações nesses parâmetros influenciam toda a base e somente se darão para lançamentos futuros, os seja, precisa gerar os lotes de integração contábil novamente para que sejam contabilizados conforme sua nova configuração.
Parametrização da baixa e conta corrente
Salienta-se também, que usuário deve verificar a conta corrente utilizada na baixa do titulo gerado no financeiro, pois é imprescindível que a conta corrente atrelada a baixa esteja ativa e habilitada e vinculada a empresa a ser contabilizada.
Passo 1- Para avaliar a baixa, vá em: Financeiro / Contas a Receber / Baixa / Alteração/Exclusão, selecione o título em questão e avalie a empresa, a empresa da conta e a conta corrente utilizada conforme exemplo a seguir:
Atenção! Se as contas que estiverem configuradas para ser contabilizadas em outra empresa, ou seja por MÚTUO, deve rever as configurações e parametrizações da associação contábil de mutuo em: Contabilidade/Fiscal / Apoio / Integração Contábil / Associações Contábeis / Por Conta Corrente aba contas contábeis para mútuo
Passo 2- Para avaliar se a conta está habilitada para ser contabilizada vá em:
Contabilidade/Fiscal / Apoio / Integração Contábil / Associações Contábeis / Por Conta Corrente
Se estiver habilitada para não contabilizar na conta corrente ou essa esteja inativa a informação não será contabilizada.
Parametrização da empresa
Além de avaliar a parametrização do documento e baixa com conta corrente, usuário deve verificar a parametrização da empresa em questão, pois essa também influencia na contabilização, para isso, segue o passo a passo abaixo:
Passo 1- vá em: Apoio / Empresas / Cadastros
Passo 2- Selecione a empresa, consulte e edite no lápis, conforme destaque a seguir:
Passo 3 - Vá na aba "Contabilidade e Fiscal", avalie suas configurações da empresa em questão:
Atenção! Se a configuração do tipo de baixa estiver adiantamento conforme destaque a seguir:
E na baixa do titulo por adiantamento, essa informação fiscal irá impactar em seus registros, não gerando o dado adequadamente.
Parametrização do Centro de Custos
Além disso, se o titulo teve origem no sistema financeiro, módulo de contas a receber, usuário deve avaliar o centro de custos atrelado ao mesmo e a parametrização definida para esse centro de custos. Para isso deve seguir o passo a passo abaixo:
Passo 1- Vá em: Apoio / Obras/Centros de Custo / Cadastros
Passo 2- Selecione o centro de custos atrelado ao titulo em questão, consulte, edite no lápis, conforme destaque a seguir:
Passo 3- Vá na aba "centro de custo", verifique a configuração da categoria do centro de custos em questão:
Atenção! Se a categoria estiver como incorporação ou loteamento os sistema considerará a contabilização da provisão como receita diferida conforme configuração do parâmetro 33 for definida, para verificar tal configuração vá em: Segurança / Administração / Parâmetros.
Parametrização Específica para geração de lançamentos
Além das configurações mencionadas acima, devem ser avaliadas as parametrizações para geração de seus lançamentos.
Passo 1- Vá em: Contabilidade/Fiscal / Apoio / Parametrização para Geração de Lançamentos conforme destaque a seguir:
Nota! Por exemplo se o titulo tiver origem em locações, esse dependerá da parametrização definida nesse campo acima das parametrizações para geração de lançamentos.
Atenção! Qualquer alteração praticada para que seja contabilizadas as informações com a nova parametrização, será necessário integrar o lote com o movimento em questão novamente na contabilidade, visto que as alterações em sua parametrização afetam apenas movimentos futuros e não movimentos passados.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!