A Escrituração Contábil Digital (ECD) é parte integrante do projeto SPED e esse tem por objetivo a substituição da escrituração em papel pela escrituração transmitida via arquivo, facilitando assim o processo de integração digital entre empresa e órgãos reguladores.
Essa escrituração corresponde à obrigação de transmitir, em versão digital, os seguintes livros:
I - Diário e seus auxiliares, se houver;
II - Razão e seus auxiliares, se houver;
III - Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamentos comprobatórios dos assentamentos neles transcritos.
Pré-requisito
Gerar ECD pelo Sienge, para tal, verifique o artigo: (Como Gerar a ECD no Sienge)
Passo a passo
O erro ocorre quando existem lançamentos cadastrados no Sienge sem partida. Foram lançamentos cadastrados de forma única.
Passo 01 - Para correção será necessário avaliar os lançamentos a serem agrupados em:
Contabilidade/Fiscal / Contabilidade / Lançamentos / Consultas
Passo 02 - Após verificação dos lançamentos eles poderão ser agrupados em:
Contabilidade/Fiscal / Contabilidade / Lançamentos / Agrupar Partidas
Atenção! Para agrupar as partidas o lote em que os lançamentos estão cadastrados deverão ser abertos em:
Contabilidade/Fiscal / Contabilidade / Lotes / Abrir Lotes
Passo 03 - Após realizar os ajustes necessário feche o lote novamente em:
Contabilidade/Fiscal / Contabilidade / Lotes / Fechar Lotes
Passo 04 - Gere novo arquivo da ECD para validação.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!