A ferramenta de Nota fiscal avulsa de entrada permite registrar as operações fiscais que devem ser demonstradas ao fisco (Receita Federal do Brasil e Secretarias da Fazenda Estaduais), mas não geram movimentação financeira na empresa (Contas a Pagar), podem gerar registros contábeis e serem escrituradas nas rotinas das Obrigações Fiscais.
Nesse sentido, esse artigo irá apresentar a orientação de como cadastrar uma Nota fiscal eletrônica pela rotina de Nota Fiscal Avulsa de Entrada.
Pré-requisito
- Ter adquirido o modulo de Obrigações fiscais do Sienge;
- Praticado os cadastros fiscais básicos;
- Ter cadastrado os produtos fiscais do item da nota;
Passo a passo
Passo 1- Acesse a tela de Nota Fiscal Avulsa de Entrada através deste caminho: Contabilidade/Fiscal / Obrigações Fiscais / Nota Fiscal Avulsa / NF de Entrada:

Passo 2- Na tela de Nota Fiscal Avulsa de Entrada, escolha o tipo de emitente da nota clicando em uma das opções de Novo: Nova NF Cliente, Nova NF Empresa e Nova NF Credor:

Passo 3- No exemplo utilizado para o passo a passo será cadastrada um NFe de credor, depois de clicar em Nova NF de acordo com o emitente será apresentada a tela de Cadastro, que precisará ser preenchida e salva para continuar o registro. Essa aba é dividida em 4 Grids são elas:
3.1 - Informações da Notas Fiscal: São os dados gerais das notas.
- Consistência do registro: Informa o status geral do cadastro da nota fiscal podendo ser Inconsistente, Em inclusão ou Consistente;
- Documento: É o documento cadastrado no sistema (Apoio > Documentos) que utilizará para registrar a nota;
- Modelo fiscal: Referente ao modelo fiscal do registro, exemplo: modelo 55 que é o modelo da nota fiscal eletrônica;
- Chave de acesso NF-e: Campo para informar a chave de acesso da nota fiscal, utilizado para lançamento da nota de NFe recepcionada pelo sistema;
- Chave de acesso CT-e: Campo para informar a chave de acesso do CTe, também utilizado para lançamento do Conhecimento de Transporte Eletrônico recepcionado pelo sistema;
- Número do documento: É o número do documento fiscal;
- Empresa: Nesse campo informar a empresa que irá escriturara a nota no sistema;
- Filial: É referente a filial fiscal da empresa no sistema (Apoio > Fiscal > Filiais);
- Credor, ou Cliente, ou Empresa: É o campo que informará o emitente da nota.
- Data de emissão: Data de emissão do documento fiscal;
- Data contábil: Esse campo é de uso do sistema, a data informada é a qual o documento fiscal poderá ser contabilizado e caso a empresa seja do Regime de caixa o registro será considerado nas rotinas fiscais por essa data;
- Nota fiscal de: É fixo em Produto.
- Tipo de operação: Podendo escolher entra Devolução e Outros (exemplo: Transferência, Remessa, Retorno, entre outras operações que não sejam de devolução e venda);
- Situação da nota: Campo referente ao Código da situação do documento da Tabela 4.1.2 do SPED EFD ICMS-IPI;
- Data de cancelamento: Campo ficará livre para preenchimento caso a situação da nota seja do tipo de documento cancelado;
- Valor total da nota: Campo para informar o valor total da nota;
- Indicador do emitente: Nesse campo informar se foi Emissão própria ou por Terceiros.
Exemplo ilustrativo de preenchimento:

3.2 - Cabeçalho da Nota Fiscal: São os dados referentes a data de entrada e série do documento fiscal.
- Data de entrada: Informar a data de entrada que consta na NFe;
- Série da nota fiscal: Campo para informar a série da nota;
- Condição de pagamento: Informar se a nota foi paga à vista, a prazo ou se foi sem pagamento;
- Flag Consumidor Final: Habilitar caso a nota tenha sido de Consumidor Final.
Exemplo ilustrativo de preenchimento:

3.3- Dados para Nota fiscal referente a produtos: Nessa Grid informará o Código fiscal da operação (CFOP) da nota, caso não tenha o código cadastrado no sistema temos este material para auxiliar no registro: Como cadastrar código fiscal de operação (CFOP).
Exemplo ilustrativo de preenchimento:

3.4- Outros Dados: Nessa Grid irá informar os dados gerais dos tributos de Pis, Cofins, IRPJ e CSLL e a modalidade do frete.
- Apuração do PIS/COFINS: Campo onde irá informar os dados de cumulatividade e não cumulatividade;
- Identificador base de crédito para PIS/COFINS: Campo para informar qual a base de crédito para os tributos;
- Categoria do IRPJ/CSLL: Campo para informar a categoria do IRPJ e da CSLL conforme configurado na tela: Contabilidade/Fiscal / Apoio / Fiscal / Categorias de Impostos IRPJ e CSLL;
- Modalidade do frete: Informar o tipo de frete do documento fiscal.
Exemplo ilustrativo de preenchimento:
Passo 4- Depois de preencher todos os campos clique em Salvar.
Passo 5- Acesse a aba Itens da NF para informar os itens do documento fiscal, para isso na Grid Itens da Nota Fiscal clique em Novo Produto:
Passo 6- Informe o produto do item no campo "Produto Fiscal", alguns dados já serão preenchidos automaticamente conforme o cadastro do produto (em: Apoio / Produtos/Serviços / Produtos/Serviços Fiscais), conforme imagem abaixo:
Passo 7- Preencha os demais campos do item, como quantidade, preço unitário e os tributos conforme os dados do item na nota e salve.
Passo 8- Caso a nota tenha Observações de lançamento fiscal ou Informações Complementares, pode cadastrá-las pela aba Informações Adicionais e Observações, acessando a aba indicada clique em Adicionar de acordo com o dado que deseja incluir, preencha os campos e clique em Salvar.
Passo 9- Caso o sistema esteja com o parâmetro 1131 em: Segurança > Administração > Parâmetros configurado como Sim, será preciso informar na aba Lançamentos Contábeis os dados para que a nota seja contabilizada na Integração Contábil:
Sobre esse preenchimento pode ser de forma manual ou automatizar pela Regra Contábil, para auxiliar temos este artigo com o tutorial do cadastro: Como criar regras contábeis para Notas Fiscais Avulsa. Caso o parâmetro 1131 esteja como Não, não é obrigatório o preenchimento dos dados contábeis da Nota fiscal avulsa.
Após seguir o passo a passo o documento fiscal estará cadastrado em Nota Fiscal avulsa de entrada.
Esperamos que este artigo tenha ajudado!