Durante a edição de um título ou contrato de vendas, caso seja necessário alterar um dado e a empresa esteja bloqueada devido ao período contábil, será possível solicitar permissão.
Passo a passo
Cenário 1
Passo 1) Ao clicar em "Solicitar permissão" no campo em destaque em laranja na imagem acima, você será direcionado para tela de cadastro de solicitação, com os dados pré preenchidos.
Passo 2) É necessário apenas descrever o motivo da solicitação de abertura do bloqueio.
Cenário 2
Passo 1) É possível cadastrar a solicitação também através do menu: Home > Contabilidade/ Fiscal > Apoio > Integração Contábil > Solicitação de Abertura de Bloqueio Contábil. Clicando em Nova Permissão.
Passo 2) Neste momento você será direcionado para a tela de cadastro de solicitação, porém com as informações não preenchidas.
Os campos para preenchimento são:
Empresa: Selecionar uma ou múltplas empresas em que irá alterar/incluir dados.
Usuário: Informe o usuário que terá a permissão para alterar/incluir os dados dentro do período que está bloqueado.
Sistema: Na segmentação Sistema, é possível selecionar em qual(is) sistema(s) este usuário tem poder de adicionar ou modificar documentos contabilizáveis durante o bloqueio de operações.
Motivo da solicitação: Descreva o motivo em que deseja abertura do período contábil, esse motivo será encaminhado aos autorizadores.
Prazo de acesso: Quando informada, será a data limite do acesso do usuário permitido na exceção
Tipo de permissão: Selecione em qual tipo de data o período de permissão irá englobar sendo, data contábil e/ou data de emissão.
Período de permissão: Data inicial e final da vigência da permissão.
Ao clicar em Solicitar, o responsável por autorizar ou não, irá receber uma notificação.
Passo 3) É possível consultar o status da solicitação na tela de permissão: Home > Contabilidade/ Fiscal > Apoio > Integração Contábil > Solicitação de Abertura de Bloqueio Contábil.
Os status da solicitação podem ser:
Pendente: O responsável ainda não respondeu o pedido de solicitação.
Não autorizado: o responsável negou o pedido de solicitação.
Autorizado: O responsável autorizou o pedido de solicitação.
No momento em que o responsável autorizar ou não autorizar o pedido de solicitação, o solicitante irá receber uma notificação através do e-mail referente a solicitação e resposta.
Dica! Não deixe de conferir também o artigo: Como autorizar ou não autorizar uma solicitação de abertura de período contábil?
Esperamos que este artigo tenha ajudado!