Como estruturar um Plano Financeiro?

As contas do plano financeiro são utilizadas nas apropriações das receitas e despesas lançadas no Sienge. Essas apropriações ocorrem em diversos pontos do sistema, como no cadastro de títulos, nas movimentações de caixa e bancos e no cadastro de insumos. É possível visualizar essas apropriações em diversos relatórios, utilizando as contas do plano financeiro. 


Dica! Embora 

Dica! Embora seja permitido cadastrar novas contas e realizar alterações no plano financeiro a qualquer momento, recomenda-se analisar o plano sugerido pelo Sienge antes da utilização do sistema. Dessa forma, você pode estruturar as contas de acordo com as necessidades da empresa, cadastrar os itens disponíveis e evitar duplicidades. 


Cadastro de Plano Financeiro 

Para cadastrar uma nova conta no financeiro de mesmo nível de nível anterior  clique em .


Exemplo 1


Clique em na conta 1.01.01 para inserir a conta 1.01.02, 1.01.03 e assim por diante. 

Para cadastrar uma nova conta subnível da anterior (conta filha), clique em 


Exemplo 2


Clique em  na conta 1.01.01 para inserir a conta filha 1.01.01.02, 1.01.01.03 e assim por diante. 

 

 


Para excluir uma conta, clique em  na conta a ser excluída.

 

Atenção! A exclusão da conta não será permitida se houver houver apropriações. Clique no botão Salvar  para confirmar o cadastro do plano financeiro. 

 

Campos do Cadastro das Contas do Plano Financeiro 

  • Localizar: Informe o código ou a descrição da conta que deseja consultar. 

Dica! Clique no botão  para localizar a conta, conforme os dados informados, e em  para localizar o próximo registro. 

  • Conta :  Numeração gerada automaticamente pelo sistema. Indica o  código do plano financeiro. 
  • Descrição : Descreva  a conta do plano financeiro. 
  • Tipo Defina aqui o tipo de conta. Elas podem ser de três tipos: 
  • Resultado: As contas de resultado são contas utilizadas nas movimentações que geram resultado, ou seja, entrada ou saída efetiva de dinheiro.  
  • Movimento: As contas de movimento são contas transitórias que não apresentam resultado efetivo, ou seja, não são utilizadas para apropriação de entrada ou saída de dinheiro. A conta do tipo movimento é utilizado por exemplo em transferências, retenção de impostos e entre outros.  
  • Totalizadora: As contas totalizadoras agrupam as contas de movimento e / ou resultado. Não é possível efetuar apropriação de custos e receitas em contas deste tipo.


  • Redut.: Assinale esta opção para indicar que a conta é utilizada para redução de despesas e redução de receitas como, por exemplo, retenção de impostos, descontos, acréscimos, etc.

Dicas! Os impostos nos títulos a pagar não são pagos diretamente aos fornecedores; eles ficam retidos e, posteriormente, são emitidos em forma de títulos de guias para pagamento. Por esse motivo, as retenções de impostos no sistema de Contas a Pagar devem ser vinculadas a uma conta de receita ou a uma conta redutora de despesa, a fim de anular a despesa referente ao imposto do valor pago ao fornecedor.

No sistema de Contas a Receber, a situação é semelhante: o imposto retido não gera um recebimento, portanto, deve-se informar uma conta de despesa ou uma conta redutora de receita, para que seja anulada a receita referente ao imposto do valor do título.

As contas utilizadas para a apropriação da retenção de impostos são definidas no cadastro do imposto, localizado em: Apoio > Impostos > Cadastros


  • Ativa: Assinale esta opção para indicar que a conta está ativa. Desmarque esta opção para desativá-la. As contas inativas ficam bloqueadas para novas apropriações de despesas e receitas, mas continuam sendo listadas em consultas e relatórios.  
  • Adiant.: Assinale esta opção para indicar se a conta de despesa pode ser utilizada nas operações de adiantamento.   

Nota! No parâmetro 82 (em  Segurança> Administração> Parâmetros ) você define se somente como contas marcadas como de adiantamento podem ser usados para apropriação de títulos cadastrados com documentos do tipo adiantamento. 


  • Ref. Imp.: Marque esta opção para diferenciar financeiramente e contabilmente as contas referentes aos impostos. Na configuração dos parâmetros financeiros (em Financeiro > Apoio > Parâmetros do Plano Financeiro) são definidas as contas para apropriação de acréscimos pagos referentes a impostos. 


Clique no botão  Salvar  para confirmar o cadastro do plano financeiro. 


 

Esperamos que este artigo tenha ajudado! 

Isso foi útil para você? Sim Não

Enviar feedback
Lamentamos não termos conseguido ajudá-lo(a) mais. Ajude-nos a melhorar este artigo com o seu feedback.