Autorizações do Usuário para o Módulo Financeiro

Defina as autorizações dos usuários em funções específicas do módulo financeiro. 


Atenção! Esta opção estará disponível se o parâmetro 492 estiver configurado para Perfis + usuários ou Somente Usuários (em Segurança - Administração - Parâmetros). 

Para verificar e configurar a autorização dos usuários siga estas orientações: 

 

  1. Acesse Segurança > Autorizações > Usuários > Financeiro > Edição; 

  2. Informe o usuário que deseja consultar as autorizações e clique no botão Consultar.




  3. Na sequência clique  em  para  consultar ou editar conforme autorizações do usuário. 



 

Campos do Cadastro de Autorizações 


GERAIS 

 

Autorizado a processar informações de documentos confidenciais de funcionários: Marque esta opção para que o usuário verifique em relatórios, títulos associados a documentos confidenciais e os credores do tipo funcionário. 


Permitir geração do título a receber em contrapartida ao lançamento do título a pagar: Marque esta opção para que o usuário possa gerar título a receber em contrapartida a título a pagar. Esta opção pode ser usada por empresas que trabalham com administração de obras (onde para cada pagamento a empresa deve receber um percentual de administração, com esta opção marcada, este percentual pode ser lançado no contas a receber da empresa imediatamente após o lançamento do título a pagar). Esta será considerada, uma configuração do parâmetro 178 do sistema (em  Segurança - Administração - Parâmetros ). 


Autorizado a acessar informações no contas a pagar de tipos de documento de acesso restrito : Marque esta opção para que o usuário possa cadastrar / consultar e verificar em relatórios de títulos associados a documentos de acesso restrito.  
 
Autorizado a efetuar efetuar baixas baixas com acréscimos no contas a receber de parcelas quitadas : Marque esta opção para que o usuário possa realizar baixas com acréscimos no contas a receber de parcelas quitadas. 


Autorizado a mudar a situação de títulos do contas a receber para sub judice : Marque esta opção para que o usuário altere a situação de títulos do contas a receber para sub judice. 


Autorizado a excluir / alterar títulos já enviados (documentos enviados) : Marque esta opção para que o usuário exclua ou alterar títulos associados a documentos já enviados para setores da empresa. 


Autorizado a selecionar centro de custo nos relatórios de contas a pagar e contas a receber: Marque esta opção para que o usuário possa informar sobre as contas a pagar e contas a receber sem a necessidade de informar uma obra para seleção das informações. 

Autorizado a alterar um contábil de dados : Marque esta opção para que o usuário possa alterar um contábil de dados e tenha acesso a marcar ou desmarcar a  opção Contabilizar apenas a baixa  no cadastro do título. 


Autoriza parcelas em documentos enviados para locais com autorização de títulos no envio : Marque esta opção para que os títulos sem autorização para pagamento sejam autorizados quando for realizado o envio do documento para um cadastrado local para autorizar títulos.  
 
Enviar mensagem para o mural de avisos quando o título do contas a receber mudar de situação : Marque esta opção para o sistema enviar mensagem para o mural de avisos quando o título do contas a receber mudar de situação. 

Autorizado a configurar / conceder descontos e acréscimos nos contratos, títulos e baixas : Marque esta opção para que o usuário receba descontos e acréscimos no cadastro do contrato de venda e nos cadastros de título e baixo no sistema de  Contas a Receber 


Autorizado a alterar acréscimos na geração da cobrança escritural : Marque esta opção para que seja apresentada para o usuário a área  Acréscimos,  na página de  Geração do Arquivo Remessa  
 

Autorizado a selecionar os clientes que serão enviados ao Serasa Marque esta opção para que o usuário tenha permissão para  selecionar os clientes que serão enviados ao Serasa. 


Autorizado a alterar o nome do arquivo sugerido na geração pagamento escritural Marque esta opção para que o usuário tenha permissão para  alterar o nome do arquivo de pagamento escritural.   


Autorizado a dar ciência sem título a pagarMarque esta opção para que o usuário tenha permissão para  dar Ciência em títulos a pagar. 


Alçada de autorização de pagamento : Alçada do usuário para autorização de pagamento. Por exemplo: Coordenador, Departamento Recursos Humanos, Diretor, Gerente. 


Alçada : Nível de alçada do usuário para autorização de pagamento escritural. (1ª alçada / 2ª alçada / 3ª alçada).  
 
Este campo será apresentado caso o parâmetro 683 do sistema ( Segurança - Administração - Parâmetros ) está definido com uma opção  Alçadas de acordo com o padrão Sienge 


                     


Alçada de pagamento escritural : Alçada do usuário para autorização de pagamento escritural.  

Este campo será apresentado caso o parâmetro 683 do sistema ( Segurança - Administração - Parâmetros ) está definido com uma opção  Alçadas de acordo com as configurações do usuário .         

                 



OPERAÇÕES COM CHEQUES  


Excluir a verificação:  Marque esta opção para que o usuário exclua as verificações. 


Cancelar o verificar : Marque esta opção para que o usuário possa cancelar os cheques. 


Excluir o cancelamento : Marque esta opção para que o usuário exclua cancelamentos de verificações. 


Estornar o cheque : Marque esta opção para que o usuário possa estornar cheques. 


Passar o cheque de estornado para cancelado : Marque esta opção para que o usuário possa passar o cheque de estornado para cancelado. 


Verificação do devolver : Marque esta opção para que o usuário possa verificar as verificações do devolver. 


Excluir uma devolução : Marque esta opção para que o usuário exclua devoluções de verificações. 
 
 
AUTORIZAÇÕES DE CONTAS CORRENTES  

Para definir as contas correntes  autorizadas para o usuário  realizar os procedimentos , clique em  Adicionar , informe a empresa e a conta corrente a ser autorizada. 


Atenção! Marque o campo  Padrão  para indicar que esta é uma conta padrão para realizar como baixas na empresa informada, ou seja, sempre que o usuário iniciar um processo de baixa para esta empresa, uma conta corrente sugerida no momento da baixa será a conta definida nesta autorização .  

Clique em  Confirmar  para inserir a conta corrente e logo após clicar em  Salvar . 

Clique  em  para  editar a conta e clique  em  para  excluir a autorização. 

 

FORMAS DE PAGAMENTO AUTORIZADAS  


Adicione  as formas de pagamento autorizadas para o usuário no cadastro de títulos a pagar. Desta forma, o usuário pode informar na aba  Inf. Pagamento,  no cadastro do título a pagar, somente como formas de pagamento definidas nesta opção. 

 

Após configurar todas  as autorizações do usuário, clique no botão  Salvar  no final da página  para confirmar  tais definições.

 

 

 


Esperamos que este artigo tenha ajudado! 



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